segunda-feira, 26 de junho de 2017

Adaptações de vida diária disponíveis para impressão 3D

Por Kelin Luana Casagranda

A maioria dos produtos de Tecnologia Assistiva, como pequenas adaptações para vida diária, são de difícil acesso a grande parcela da população devido seu custo elevado. Os produtos assistivos apresentam um alto custo como resultado da pouca demanda e procura envolvida, não se apresentando como um mercado atrativo a empresas.

Nós, Terapeutas Ocupacionais, estamos acostumados a customizar e criar adaptações, como colando um E.V.A aqui, outro ali, etc. Mas o grande problema em questão é que estes objetos por nós criados não apresentam uma grande qualidade estética, fazendo com que a maioria dos nossos pacientes acabem por abandonar o dispositivo. Nesse cenário a impressão 3D pode ser a salvadora na criação de adaptações.

Abaixo seguem alguns links para download de objetos já prontos para impressão. Todos eles podem ser considerados simples, porém, podem fazer toda a diferença no desempenho de atividades cotidianas de nossos pacientes:


Suporte para garfo e colher

Imagem: myminifactory.com
Também conhecido por substituição de preensão, pode ser usado para garfo ou colher, permitindo uma melhora na aderência. Funciona como uma única peça que se encaixa à forma da mão e a diferentes tipos de garfos e colheres, tendo dois furos onde os utensílios são colocados. Link para Download

Adaptação para caneta

Imagem: thingiverse.com
Auxilia na preensão de uma caneta, pode ser impresso em material filamento flexível para se adaptar melhor ao padrão de preensão do usuário. 


Suporte para segurar copos

Imagem: myminifactory.com


Adaptação para chave

Imagem: myminifactory.com
Este suporte permite que pessoas com dificuldades de preensão ou problemas que acometem a mão, como artrite ou até mesmo síndrome do túnel do carpo consigam utilizar uma chave sem dificuldades. Link para Download

Colher angulada

A colher angulada auxilia na alimentação e destinada principalmente para auxiliar na força de preensão de pessoas que apresentam limitação ou controle.


Autoria: Kelin Luana Casagranda | Terapeuta Ocupacional formada pela UFPEL | Mestranda em Design e Tecnologia pela UFRGS.

Fonte: reab.me


Nenhum comentário: