quarta-feira, 28 de junho de 2017

Associação quer cadastrar pessoas com autismo em Cruzeiro do Sul

Intenção é intermediar a contratação de um neuropediatra para a segunda maior cidade do Acre. Associação foi criada há quatro meses em Cruzeiro do Sul.

Por G1 AC, Cruzeiro do Sul

Presidente da associação quer fazer levantamento na região do Juruá  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1 )
Presidente da associação quer fazer levantamento na região do Juruá (Foto: Adelcimar Carvalho/G1 )

A Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (Apaa) foi criada há cerca de quatro meses em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre. 

Atualmente, a entidade possui 42 pais cadastrados e 22 crianças. Peter Rorges, presidente da Apaa, acredita que o número pode ser bem maior que o atual e, por isso, iniciou um cadastramento.

A intenção é buscar, junto ao governo, a contratação de um médico neuropediatra para facilitar o fechamento do diagnóstico da doença, que precisa desse e de outros profissionais.

“Queremos fazer o levantamento de número de casos já diagnosticados e que ainda estão em processo de diagnóstico para, a partir daí, sabermos como direcionar as pessoas para as terapias que elas precisam. O número dos que estão em processo de diagnóstico vai basear um pedido junto ao governo do estado para a lotação de um profissional neuropediatra, que é o profissional habilitado para fechar o diagnóstico de autismo”, explica Rorges.

Para o presidente, o número de pessoas com o transtorno autista na região pode ser bem maior que o registrado na Apaa. “A associação abrange Cruzeiro do Sul e os demais municípios da Região do Juruá. Pais de crianças com suspeita de autismo podem procurar a associação para fazer o cadastramento. Precisamos unir forças para buscarmos tratamento, melhorias e diagnóstico”, enfatiza.

Uma assembleia geral está marcada para o dia 30 de junho na Creche Jardim São Francisco, próximo à Igreja do Rosário, onde serão tratados assuntos relacionados a associação dos autistas e ao cadastramento.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: