sexta-feira, 9 de junho de 2017

Brasília recebe Copa Brasil de Tiro Esportivo paralímpico neste final de semana

Por CPB

Daniel Basil/CPB/MPIX
Imagem

Os atletas paralímpicos de tiro esportivo estarão em Brasília neste final de semana para a I Copa Brasil da modalidade. A disputa começa nesta sexta-feira, 9, e se estende até o domingo, 11, com a presença de 59 atiradores de 18 clubes vindos de oito estados do país. A competição, que acontecerá na Federação Brasiliense de Tiro Esportivo (Setor de Clubes Esportivos Sul), é a primeira do calendário nacional que comporá o ranking anual de Tiro Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), juntamente com a II Copa Sul-Americana, que acontecerá em setembro, e o Campeonato Brasileiro, em novembro, além de credenciarem os atletas ao pleito da Bolsa-Atleta Nacional, do Ministério do Esporte.

Serão realizadas provas masculinas, femininas e mistas de pistola de ar, pistola sport, pistola livre e pistola standard, e também de carabina de ar e calibre 22 – 3x40 para homens e 3x20 para mulheres. Nas provas de pistola, o destaque é o gaúcho Geraldo Von Rosenthal, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em uma Copa do Mundo da modalidade. “Minha expectativa é boa. Venho com resultados bem satisfatórios de competições no exterior e estou treinando bem. Estou no top 15 do ranking mundial de três provas e a intenção é continuar o trabalho para me manter no ranking”, destacou o atleta.

Grande nome nas provas de carabina, o atleta Alexandre Galgani também participará da disputa. Tricampeão e recordista brasileiro em três modalidades, o paulista se mantém otimista para a competição deste fim de semana. “Alcancei um bom ritmo de treino. Espero conseguir bater meus recordes novamente nesta Copa, se Deus quiser. Minhas últimas conquistas foram dois bronzes no Aberto mundial de tiro esportivo, no ano passado, e ganhei todos os campeonatos brasileiros desde 2014 até hoje”, disse.

De acordo com Felipe Dias, coordenador da modalidade no CPB, o evento tem como objetivo coroar o desenvolvimento da prática esportiva e ajudar a ranquear os atletas para competir nas Paralimpíadas de Tóquio 2020. “É importante para contribuir para o aprimoramento técnico da modalidade e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e aos novos valores do desporto paralímpico brasileiro”, enfatizou.

A I Copa Brasil 2017 fará parte do período de qualificação dos atletas, que considerará o rendimento dos últimos doze meses para a composição da delegação brasileira. A Seleção formada a partir desses resultados participará da II Copa Sul-Americana, que acontecerá em setembro, no Rio de Janeiro, e possibilitará aos atletas a oportunidade de atingir os índices mínimos para o Mundial da modalidade. A cidade Cheongju, na Coréia do Sul, será a sede do campeonato, primeiro evento a oferecer vagas diretas aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

SERVIÇO
I Copa Brasil de Tiro Esportivo
Local: Federação Brasiliense de Tiro Esportivo (FBTE) – SCHS Trecho 4, próximo à antiga Academia de Tênis.
Data: 9 a 11 de junho
Horários: 9h às 12h e de 14h às 17h

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: