sexta-feira, 2 de junho de 2017

Estrelas brasileiras do atletismo, halterofilismo e natação competem neste fim de semana no Circuito Loterias Caixa

por CPB

Marcelo Regua/CPB/MPIX
Imagem

Fortes candidatos às medalhas dos Mundiais de atletismo, halterofilismo e natação deste ano estarão neste fim de semana no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, para a 1ª fase nacional do Circuito Loterias Caixa. A competição começa nesta sexta-feira, 2, e se estende até o domingo, 4, com a presença de 645 atletas das três modalidades.

Os primeiros a competir nesta fase nacional são os halterofilistas, que estão focados para a disputa do Mundial, no final de setembro, na Cidade do México. "O plano anual era fazer meu índice na Copa e depois pegar mais leve, e ir escalando os pesos até chegar ao México. Esta é a primeira etapa depois da Hungria, então será meu peso mais leve nesse planejamento. À medida em que vamos ficando mais perto do Mundial, vamos aumentando mais nos treinos, para chegar lá com a maior força possível", disse Bruno Carra, atleta da categoria até 59kg que garantiu sua presença no Mundial em maio, durante a Copa do Mundo da Hungria.

Detentora do recorde brasileiro júnior e adulto na categoria até 61kg, Mariana D'Andrea também é uma das esperanças brasileiras no México. No Circuito, a paulista tem um planejamento diferente do utilizado por Bruno, que pode chegar, inclusive, a uma tentativa de quebra de recorde nesta sexta-feira.

"A competição que eu tinha planejado era algo mais leve, sem forçar demais nesta primeira etapa. Mas meu técnico [Valdecir Lopes] disse que eu estava muito bem nos treinos e que dava para tentar algo mais pesado", explicou Mariana, outra atleta que assegurou a vaga no Mundial na Copa do Mundo da Hungria, em maio.

Serão três dias de competição na modalidade, que terá a participação de 120 atletas. Além do halterofilismo, o Circuito ainda receberá, no sábado e no domingo, as provas de atletismo e natação. As três disciplinas serão realizadas no CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Esta é a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. Os atletas que competem no fim de semana conquistaram suas vagas em uma das quatro regionais disputadas em março e abril.

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Time São Paulo
Os atletas Bruno Carra e Mariana D'Andrea são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas e nove atletas-guia de 10 modalidades.

Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
As equipes de natação e halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.

SERVIÇO
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação - 1ª fase nacional
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, ao lado do São Paulo Expo, em São Paulo)

Data: 2 a 4 de junho
Horários:
Atletismo - sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h
Natação - sábado, das 10h às 12h30 e das 15h às 18h, e domingo, das 10h às 12h10
Halterofilismo - sexta e sábado, das 9h30 às 12h e das 15h30 às 18h, e no domingo, das 9h30 às 12h

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: