quarta-feira, 21 de junho de 2017

Governo de São Paulo assina termo de cooperação para capacitar professores da rede estadual de ensino

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao microfone, observado pela Dra. Linamara e Rodrigo Mendes

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 20 de junho, a assinatura do Termo de Cooperação entre as Secretarias de Estado da Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e o Instituto Rodrigo Mendes para o curso “Ensino Médio Inclusivo: construindo uma escola para todos”. A ação aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; da Secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella; do Secretário Adjunto de Educação, Francisco Carbonari; de Rodrigo Mendes, fundador do Instituto que leva seu nome; além do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e do Secretário de Estado Adjunto da SEDPcD, Luiz Carlos Lopes, entre outros.

A Secretária Dra. Linamara falou sobre a importância do Estado de São Paulo se aliar a especialistas em Educação Inclusiva. “A educação é transformadora e são as crianças que fazem a fé, a felicidade e a prosperidade do nosso futuro. Por isso que esse momento é tão importante, temos o prazer de desfrutar do conhecimento e da experiência que o Rodrigo Mendes e o Instituto Rodrigo Mendes nos brindam”.

Ela também destacou o fortalecimento da educação e do ensino de qualidade, com maior alcance do conhecimento dos professores. “Estamos falando de fortalecer a educação como um todo. A educação inclusiva não é separar crianças ou tratar a questão da deficiência de um modo isolado, a educação inclusiva é levar ferramentas e estratégias que permitam que todos possam desfrutar do ensino de qualidade”.
Dra. Linamara, ao microfone, observada pelo Secretário Adjunto da Educação, Francisco Carbonari, o governador Geraldo Alckmin e Rodrigo Mendes

“É possível andar mais rápido quando estamos sozinhos, mas juntos nós vamos mais longe. E é isso que nós queremos, alcançar cada criança, cada jovem desse Estado. Alcançar todos os professores e mostrar como a inclusão se coloca na nossa vida como uma nova fronteira do conhecimento, do desenvolvimento, da prosperidade, mas acima de tudo, da felicidade”, frisou, acrescentando que “felicidade é o principal produto da democracia e é isso que nós queremos, cada cidadão brasileiro feliz, desfrutando dos produtos, bens e serviços”.

O Governador Geraldo Alckmin destacou uma frase de Ulysses Guimarães para falar sobre a parceria entre Governo e sociedade civil. “A obra-prima do Estado é a felicidade das pessoas, e essa não é uma tarefa de governo só, é uma tarefa da sociedade, quanto mais a gente faz parceria, interage, soma esforços, faz sinergia, a gente consegue fazer melhor em benefício da comunidade”.

Citando uma frase de Cora Coralina, o Governador destacou: “todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o professor é o tempo”. Ele observou que temos que estar todo dia aprendendo pois vivemos no mundo em que a característica é a mudança e a velocidade da mudança. “E a educação Inclusiva é o melhor investimento que podemos fazer, junto a professores, coordenadores e gestores”, frisou.

Sequência de imagens: governador, Dra. Linamara e representante da Educação assinam Termo de Cooperação.

“São 1.417 escolas incluídas nesse primeiro momento do curso, envolvendo 13 diretorias de Ensino, que vai proporcionar não apenas o aperfeiçoamento dos professores, mas também as ferramentas para uma educação inclusiva em sala de aula, para que eles possam ajudar a desenvolver todo o potencial dos nossos alunos com deficiência”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

O programa “Ensino Médio Inclusivo: construindo uma escola para todos” também conta com a parceria do Instituto Unibanco. Tem como objetivo desenvolver ação de formação continuada sobre educação inclusiva junto aos professores da Rede Estadual de Educação. Em formato semipresencial, a capacitação tem o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos de educadores que atuam no Ensino Médio Regular e Atendimento Educacional Especializado, propiciando melhor atendimento aos estudantes com deficiência.

Além disso, o curso tratará de reflexões sobre a cultura do pertencimento e o papel da escola na construção da cidadania. A expectativa é que esses profissionais desempenhem papel fundamental na interlocução entre as diretorias e escolas e multipliquem experiências produzidas em projetos locais.

O curso terá um total de 100 horas, divididas em 14 aulas por videoconferência, realizadas em ambiente já utilizado pelos professores da rede de ensino estadual e em ambiente virtual do Instituto Rodrigo Mendes.

Na primeira fase, a parceria é aberta a profissionais das 13 Diretorias de Ensino da capital, incluindo professores da Sala de Recursos, professores da Educação Básica II (atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), diretores, vice-diretores, supervisores, diretores de Núcleo Pedagógico e professor coordenador do Núcleo Pedagógico - PCNP (preferencialmente de Educação Especial). O cadastro segue até 28 de junho no endereço www.escoladeformacao.sp.gov.br/eminclusivo. As aulas têm início no dia 2 de agosto.

Fonte: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

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