quinta-feira, 22 de junho de 2017

Inclusão no ambiente de trabalho com o ensino de Libras

Iniciativa da Mars Pet Nutrition Brasil, que tem 17 profissionais com deficiência auditiva, valoriza a diversidade e o engajamento

#PraCegoVer Foto de 17 pessoas, em uma sala da empresa Mars. Elas sorriem enquanto fazem um sinal em Libras com as mãos


Conhecer os empregados e saber conversar com cada um deles é um detalhe fundamental para manter uma comunicação interna eficaz. E para as corporações que acreditam na inclusão e na diversidade incorporar recursos de acessibilidade faz toda a diferença.

Um exemplo dessa dinâmica é o projeto da Mars Pet Nutrition Brasil, empresa que tem 17 funcionários com deficiência auditiva e apostou em um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para melhorar o diálogo com esses funcionários e ampliar as relações dentro do ambiente de trabalho.

Participaram das aulas de Libras líderes diretos e indiretos, RH, assistente social e todas as áreas com as quais os funcionários que têm deficiência auditiva manteriam contato. “A comunicação melhorou muito, tanto para os associados – como são chamados os funcionários – quanto para os líderes. Todos desenvolveram novas formas de se relacionar”, ressalta Tatiana Godoi, diretora de recursos humanos da Mars.

A empresa investe na capacitação de pessoas com deficiência em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Ela ainda tem um profissional do RH totalmente dedicado ao “Programa Todos Nós”. Esse funcionário gerencia a consultoria externa e auxilia no processo. Há também suporte de uma assistente social e, em determinados casos, cuidadores contratados.

Nenhum comentário: