quinta-feira, 1 de junho de 2017

Peça carioca feita por surdos participa de festival em Paris

Peça carioca feita por surdos participa de festival em Paris

Rio – Uma peça carioca muito especial está sendo motivo de orgulho por ter sido selecionada para participar do Festival Clin D’Oeil 2017, que será realizado em Paris em julho. A peça é ‘Cidade de Deus — Casos e Conflitos’, do teatrólogo surdo Lucas Sacramento Resende, 32 anos. Ele criou o roteiro e convidou dez surdos para realizar.

A peça será apresentada na pré-estreia em junho no Rio, antes de o grupo seguir para a França. ‘Cidade de Deus — casos e conflitos’ é baseada em fatos reais. Retrata conflitos envolvendo surdos e sua forma de comunicação. Pessoas que fazem parte da Comunidade Surda e usam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O cenário da obra é a favela, marcada pela violência e perigo. Segundo Lucas, mostra a diferença de um meio semiótico constituído pela língua visual dos surdos brasileiros. A linguagem é rica em vocabulário, gírias e expressões particulares de usuários moradores da favela.

Nesse panorama, segundo Lucas, cresce um menino que, embora exposto à violência, sonha em ser cantor. Por meio de sua história, é possível perceber como ele e as demais pessoas lidam com a morte à medida que convivem com casos recorrentes de assassinato e tem o crime como modo de sobreviver. O elenco precisa de apoio financeiro para a viagem. Para isso, criou uma campanha. Informações pelo email lusacra008@gmail.com

Fontes: O Dia - turismoadaptado.wordpress.com

Nenhum comentário: