quarta-feira, 28 de junho de 2017

Turismo acessível é uma realidade no Piauí

Por meio do projeto, Rosinha da Adefal, que é cadeirante, pode conhecer o mar piauiense

Turismo acessível é uma realidade no Piauí
Turismo acessível é uma realidade no Piauí

O turismo acessível é uma realidade no Piauí, foi o que constatou a deputada federal pelo Estado de Alagoas, Rosinha da Adefal, em visita ao litoral piauiense, neste sábado (21). No Piauí, a Deputada conheceu de perto as ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), no que se refere à acessibilidade e inclusão.

A deputada federal, que é também membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara Federal, enalteceu o trabalho realizado pelo Estado nessa área e destacou o Projeto Piauí Praia Acessível, iniciativa que permite o banho de mar assistido, com equipamentos específicos, monitores preparados e total segurança para esse público. Por meio do projeto, Rosinha da Adefal, que é cadeirante, pode conhecer o mar piauiense através do banho assistido.

“Todo cidadão tem direito ao lazer e aqui no Piauí me senti valorizada, respeitada, não como autoridade, mas como cidadã. O Piauí Praia Acessível é uma iniciativa maravilhosa e que deve ser levada a outros estados. Parabenizo o trabalho do governo, e da Seid, afirmando que o turismo acessível é real no Estado”, disse a deputada.

Para o Secretário da Seid, Mauro Eduardo, o objetivo do Piauí Praia Acessível está sendo atingido. São inúmeras histórias de pessoas com deficiência que puderam tomar um banho de mar no litoral piauiense. “Trabalhamos com grande afinco para proporcionar acessibilidade, inclusão, respeito e um banho de mar com dignidade, não só para os piauienses, mas também para os turistas que visitam o nosso litoral. Estamos felizes com a visita da deputada alagoana e pela repercussão da nossa experiência exitosa nessa área”, afirmou o secretário.

Outras ações da Seid

Ainda em visita ao Piauí, a deputada Rosinha da Adefal acompanhou o funcionamento do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), em Teresina, e avaliou o andamento das obras do Centro Odontológico Especializado, que está em fase de conclusão.

Em Paranaíba, a Seid está acertando os últimos detalhes para o início das obras do Centro Especializado, que irá atender as pessoas com deficiência da Planície Litorânea, sem que elas precisem se deslocar para Teresina em busca de tratamento. A licitação para o empreendimento já aconteceu e até o mês de março o canteiro de obras será montado.

Fontes: Capital Teresina - turismoadaptado.com.br

Nenhum comentário: