domingo, 16 de julho de 2017

Campeão paralímpico do salto compete neste domingo, 16; Veja programação do dia

Por CPB

Imagem

Este domingo, 16, terceiro dia de disputas do Mundial de Atletismo Paralímpico, no Estádio Olímpico de Londres, contará com a participação do sul-matogrossense Ricardo Costa, 35, no salto em distância da classe T11 (cego total). Ele entra na competição a partir das 6h da manhã (de Brasília) com o status de atual campeão paralímpico da prova.

Costa entrou para a história ao conquistar o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, com a marca de 6,52m. Na atual temporada ele mantém o alto nível, uma vez que sua melhor marca foi alcançada durante o Open Internacional Loterias Caixa, em abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Com apenas dois anos, Ricardo Costa já apresentava dificuldade para enxergar. Em 1996, descobriu que possuía a doença de Stargardt, que estava em estágio avançado e o deixou cego total.

Este domingo também marca a estreia de dois campeões paralímpicos nos 400m. Na classe T20, o paulista Daniel Martins defende seu título conquista no Rio 2016 a partir das 7h50 (de Brasília). Já na T11, o capixaba Daniel Mendes disputa as eliminatórias dos 400m a partir das 16h20 (de Brasília). Jhulia Santos, do Pará, estreia nos 400m da classe T11 às 6h50.

O Brasil ainda tem outras grandes oportunidades de pódio com o paraibano Ariosvaldo Fernandes, o Parré, nos 200m da classe T53 (cadeirante), cujas eliminatórias se iniciam às 8h35. O goiano Rodrigo Parreira também correrá a distância, porém na classe T36 (paralisia cerebral). Na T13 (atletas de baixa visão), outros dois brasileiros vão tentar vaga na final pela manhã nos 100m: Kesley Josué e Gustavo Araújo.

Esta será a oitava edição do Mundial de Atletismo Paralímpico. Cerca de 1.300 atletas de 100 países são esperados nas 213 disputas por medalha, todas no Estádio Olímpico de Londres. Em 2015, em Doha, no Catar, o Brasil ficou com a sétima colocação no quadro geral de medalhas do evento. Foram oito medalhas de ouro, 14 de prata e mais 13 de bronze.

Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Facebook (facebook.com/comiteparalimpico), e a cobertura nos perfis no Twitter (@cpboficial) e no Instagram (ocpboficial)

Patrocínio
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias da Caixa e da Braskem.

Time São Paulo
O atleta Ricardo Costa é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas e nove atletas-guia de 10 modalidades.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: