quinta-feira, 20 de julho de 2017

Conjuntivite mal tratada pode levar à perda da visão - Veja os vídeos

São três tipos de conjuntivite: viral, bacteriana ou alérgica. Veja as dicas dos oftalmologistas.

Por G1, São Paulo

Conjuntivite mal tratada pode levar à perda da visão 

O Bem Estar desta quarta-feira (19) falou sobre conjuntivite. Dois oftalmologistas, Pedro Carricondo e Miguel Padilha, fizeram um alerta importante: a conjuntivite pode levar até à perda da visão. A conjuntivite é a inflamação da mucosa que reveste o globo ocular.

Resultado de imagem para Conjuntivite mal tratada pode levar à perda da visão
Macapá enfrenta surto de conjuntivite

São três tipos de conjuntivite: viral, bacteriana ou alérgica. A alérgica pode ser associada a rinite, comum em crianças, não é contagiosa, mas coça muito. A bacteriana pode ter uma duração mais curta se tratada corretamente.

Click AQUI para ver os vídeos.

Os olhos ficam bem vermelhos e a transmissão se dá pelo contato manual e contaminação de objetos. Se não tratada corretamente, com uso de colírios antibióticos específicos, a conjuntivite bacteriana pode evoluir para uma úlcera de córnea e até para a perda da visão.

Resultado de imagem para Conjuntivite mal tratada pode levar à perda da visão
Adiar consulta ao médico pode provocar perda de visão para quem tem conjuntivite

Já a conjuntivite viral pode demorar para ser curada. Se não tratada, pode evoluir para uma complicação mais séria. Esse tipo é altamente contagioso, causa fotofobia e sensação intensa de corpo estranha. Geralmente, o tratamento é feito com uso de corticoides, mas é possível optar por colírios associados com antibióticos, dependendo do risco de uma infecção secundária.

Segundo os médicos, apesar de difícil, a pessoa com conjuntivite não pode coçar o olho! O ato de coçar pode machucar os olhos e arranhar a córnea, deixando os olhos sensíveis e abrindo uma porta para a entrada de contaminações. O colírio lubrificante pode ajudar.

Cuidados no frio

Os olhos exigem cuidados no inverno. O tempo seco e o aumento do contato com ácaros encontrados nas roupas de frio guardadas favorecem o aparecimento da conjuntivite, que também pode ser causada pela poluição. Manter os ambientes arejados e limpos, lavar as mãos antes de coloca-las em contato com os olhos, não compartilhar toalhas, lenços e maquiagem, trocar as fronhas dos travesseiros e aumentar o consumo de líquidos ajudam a evitar a conjuntivite.

Nenhum comentário: