sábado, 29 de julho de 2017

Emprega Bem facilita acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

Programa oferece orientações e cursos de qualificação profissional para candidatos que não forem selecionados

POR PREFEITURA DE CAMPINAS.

                     Programa Emprega Bem ajuda a colocar pessoas com deficiência no mercado de trabalho (Foto: Gustavo Magnusson)
Programa Emprega Bem ajuda a colocar pessoas com deficiência no mercado de trabalho (Foto: Gustavo Magnusson)

Campinas lançou a plataforma do programa Emprega Bem, um serviço voltado para pessoas com deficiência que facilita o acesso ao mercado de trabalho. As empresas inserem na ferramenta as vagas disponíveis para pessoas com deficiência e os interessados cadastram o currículo e fazem a busca conforme seu perfil.

Todo o processo, desde o cadastro dos currículos e das vagas até a fase de pós-contratação, será acompanhado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência. Candidatos que não forem selecionados serão encaminhados para cursos de qualificação.

As Secretarias de Educação e de Trabalho e Renda vão oferecer orientações e cursos de qualificação para as pessoas com deficiência, em parceria com o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp).

“Emprego é um assunto de grande importância na vida de todos. O grande desafio do futuro é a geração de emprego em todas as áreas. O Emprega Bem é importante não somente pelo contato entre empresas e profissionais com deficiência, mas pela oportunidade de qualificação que é oferecida”, diz o prefeito Jonas Donizette. “Governar é gerar oportunidades na vida das pessoas”, acrescenta.

RECONHECIMENTO

O programa surgiu a partir da demanda dos moradores que buscam o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e de empresas que pediam ajuda para encontrar pessoas qualificadas e preencher vagas disponíveis. Segundo dados do IBGE de 2010, Campinas tem cerca de 140 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

“Com o programa, buscamos o reconhecimento da capacidade profissional das pessoas com deficiência. Chamamos essas empresas, que têm responsabilidade em contratar pessoas com deficiência, para que valorizem esses profissionais”, diz a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira.

AMBIENTE MELHOR

Pela lei, criada em 1991, as empresas têm um percentual obrigatório de vagas que precisam ser destinadas a pessoas com deficiência, de acordo com o número de funcionários.

“Ao oferecer o emprego, a empresa cumpre a lei. E também contribui para melhorar o ambiente de trabalho. É impressionante como o ambiente de trabalho fica mais positivo com uma pessoa com deficiência na equipe. Todos nós temos nossas barreiras e limitações”, afirma o prefeito.

A ferramenta é adaptada para deficientes auditivos e visuais. A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania é a responsável pelo programa e por promover a interface entre as empresas e os candidatos às vagas. A plataforma pode ser acessada pelo link https://emprega-bem.campinas.sp.gov.br.

Nenhum comentário: