sábado, 29 de julho de 2017

Judoca sul-mato-grossense de 19 anos leva dois ouros na estreia dos Jogos Paralímpicos Universitários 2017

Por CPB

Alexandre Urch/CPB/MPIX
Imagem
Luan aplica o golpe vencedor em Jonatan Valim (faixa azul)

As disputas dos Jogos Paralímpicos Universitários 2017 começaram nesta sexta-feira, 28, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. E no primeiro dia, o judoca sul-mato-grossense Luan Pimentel se destacou com duas medalhas de ouro - uma no peso médio e outra no absoluto. A modalidade encerrou suas disputas hoje, e ainda teve a experiente Karla Cardoso dominando a categoria feminina, também com duas medalhas de ouro (uma no meio-leve e outra no absoluto).

O jovem de 19 anos venceu todas as lutas por ippon (golpe perfeito) para levar as duas medalhas. Apesar de ser faixa verde, Luan venceu atletas mais graduados em sua campanha, como o vice-campeão Enaldo Costa, que é faixa preta. A técnica apurada em quatro anos de prática tem outro segredo, segundo o judoca. "Comecei o judô com 15 anos. Mas já praticava jiu-jitsu dois anos antes de começar, sou faixa roxa, então aproveitei um pouco das técnicas no judô", contou.

Luan é albino e tem baixa visão, mas começou no judô lutando contra atletas sem deficiência. "O projeto que comecei era para todas as pessoas, com deficiência ou não. Meu professor viu que eu tinha baixa visão e me indicou para treinar também com uma sensei especializada no judô paralímpico. Depois disso, as coisas foram acontecendo muito rápido para mim", contou. Nos últimos dois anos, Luan chegou à Seleção de jovens e venceu importantes competições na categoria até 73kg, como o Grand Prix e os Jogos Parapan-Americano de Jovens São Paulo 2017.

Aluno do sexto semestre de Educação Física, Luan pensa em trabalhar com esporte no futuro. Antes, porém, tem outro plano como atleta. "Tóquio 2020 é uma meta para mim. Vou seguir treinando bastante, competindo para chegar lá. É o principal objetivo agora", acrescenta.

Os Jogos Paralímpicos Universitários 2017 são organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A competição oferece seis modalidades (atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa) e se estende até este sábado, 29, com provas das 8h às 18h. Aos todo, são 200 atletas inscritos representando 20 estados e o Distrito Federal.

Além do judô, a manhã desta sexta ainda teve disputas de parabadminton, tênis de mesa, bocha e atletismo. À tarde, os nadadores farão a estreia nos Jogos Paralímpicos Universitérios 2017.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: