quinta-feira, 27 de julho de 2017

Mito ou verdade: frio agrava dores reumáticas?

Por Priscila Torres


Com a chegada do inverno é comum pessoas que sofrem com doenças reumáticas se queixarem do aumento de suas dores. Seria essa queixa verdadeira ou apenas reflexo de um mito? Entende-se que sim, é verdade. Contudo, não precisa ser dessa forma. Atualmente, existem diversas opções no mercado que ajudam a atenuar esse sofrimento, como colágeno, por exemplo.

Nessa época do ano, as pessoas costumam sentir os músculos mais contraídos devido ao frio, o que pode levar ao agravamento da dor causada por uma artrose ou artrite reumatoide. Para evitar que isso aconteça é importante se agasalhar bem, praticar exercícios e, se possível e necessário, fazer uso de suplementos alimentares. Isso porque, a doenças articulares podem levar à deformidade e destruição das articulações por erosões ósseas e cartilaginosas.

Atualmente, cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com a artrite reumatoide. E, o grande problema é que, além desta não ter cura, em geral é diagnosticada tardiamente, no auge da vida produtiva, por volta dos 39 anos, causando grandes prejuízos tanto físicos quanto financeiros ao portador da doença. Se já não é fácil lidar com as dores crônicas no dia a dia, quando as temperaturas caem a situação se torna ainda mais insustentável. Por isso, o uso contínuo de suplementos alimentares pode auxiliar a ocorrência dessa situação.

Nenhum comentário: