quinta-feira, 6 de julho de 2017

Pessoas com deficiência terão novos recursos em provas da UFU

Instituição vai passar a gravar exames para ampliar acessibilidade a candidatos.

Por G1 Triângulo Mineiro

Provas de exames da UFU passarão a ser gravadas em vídeo e áudio (Foto: Reprodução/TV TEM)
Provas de exames da UFU passarão a ser gravadas em vídeo e áudio (Foto: Reprodução/TV TEM)

Provas gravadas em vídeo e áudio são o novo recurso que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) passa a adotar em exames para concurso e vestibular. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a acessibilidade em processos de seleção dos quais participem pessoas com deficiência visual ou auditiva. Segundo a instituição, candidatos a uma vaga no concurso de técnico administrativo, previsto para agosto deste ano, já poderão solicitar o atendimento especial.

Até então, candidatos com deficiência recebiam auxílio de ledores ou intérpretes da língua brasileira de sinais (libras). Além disso, as fontes das provas e o tempo de exame eram maiores do que o dado aos demais. Com a novidade, a expectativa é que os inscritos tenham mais autonomia.

"Se a pessoa que não tem deficiência tem o direito de manusear a prova e ler quantas vezes quiser, se não propiciarmos essas mesmas condições para uma pessoa com deficiência visual ou auditiva estamos privando ela de um direito que é comum a todos”, diz Eliamar Godói, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae/UFU), que desenvolveu o projeto junto à Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU).

Ainda de acordo com a universidade, medidas de segurança serão tomadas para garantir que o conteúdo dos vídeos e áudios não venha a público antes dos concursos. Para ter acesso ao recurso no processo seletivo com inscrições abertas até 19 de julho, candidatos com deficiência terão que preencher um formulário requisitando atendimento especial. O documento já está disponível no site da UFU.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: