quinta-feira, 13 de julho de 2017

Secretaria forma primeira turma do curso de capacitação para Organizações da Sociedade Civil

Dra. Linamara Battistella cumprimenta as organizações participantes da Capacitação

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Centro de Tecnologia e Inclusão – CTI, promoveu, no primeiro semestre de 2017, o curso de capacitação do Instituto GESC para a primeira turma de organizações da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer sua gestão e governança, por meio de um programa voltado a apoiar as instituições em sua busca por uma maior eficácia na gestão, condição básica para o seu desenvolvimento.

O GESC – Gestão para Entidades da Sociedade Civil é um programa voltado a apoiar as instituições do terceiro setor, em busca da eficácia na gestão e desenvolvimento. O êxito do programa levou a Associação a criar, em 2004, o Instituto GESC, voltado para coordenar, aplicar e dar escala ao programa. O IGESC é dedicado ao fortalecimento da sociedade civil. A qualidade de gestão deve ser um dos meios mais importantes para se fortalecer o Terceiro Setor. Em 2009, teve o reconhecimento da OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

O curso foi oferecido no formato que combina recursos de educação à distância com atividades presenciais, tendo duração de quatro meses – de março a junho - com 90 horas de atividades em sala de aula, divididas em 16 semanas e prática com apresentação de Projeto ou Plano de Negócios.

Foram abordados conceitos e técnicas referentes às principais áreas da gestão das organizações, por meio do desenvolvimento de aspectos referentes a 14 disciplinas: Fundamentos da Governança, Construção da Estratégia, Preparação de Projetos e Planos de Negócios, Marketing e Comunicação, Captação de Recursos, Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão de Recursos Financeiros, Indicadores de Desempenho, Marco Legal, Gestão do Voluntariado, Prestação de Contas, Utilização de Tecnologia de Informação, Princípios da Qualidade e Técnicas de Apresentação.

A programação contou com Workshop de abertura e aula inaugural no dia 22 de março na FIA. No dia 25 de março, o CTI recebeu o Workshop Intermediário com as atividades presenciais. Em 25 de maio o CTI recebeu o segundo Workshop Intermediário, com a continuidade dos trabalhos das organizações.

Dra. Linamara Battistella cumprimenta as organizações participantes da Capacitação

No sábado, 08 de julho, ocorreu o workshop final, com atividade presencial na FIA, para a apresentação dos trabalhos das organizações, cerimônia de encerramento do programa e entrega dos certificados aos participantes. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, participou do encerramento, agradecendo a todos pela participação e ressaltando a importância da iniciativa para o aprimoramento e autonomia das organizações.

As instituições participantes receberam informações sobre os seguintes temas: Pensamento Estratégico; Como se Constrói a Estratégia para a Organização; Preparação de Projetos; Indicadores de Desempenho; Planos de Negócios; Princípio de Marketing e Comunicação; Captação de Recursos; Gestão de Pessoas e Liderança; Marco Legal e Gestão do Voluntariado; Usando Recursos da Tecnologia da Informação; Princípios de Qualidade; e Técnicas de Apresentação.

Organizações da sociedade civil recebem Capacitaçao sobre Gestão

Participaram dessa primeira capacitação nove Organizações da Sociedade Civil atuantes no segmento da pessoa com deficiência: Creche da Cata Preta, de Santo André; Projeto Shalom de Santo André; APC – Associação do Próprio Caminho de São Paulo; Projeto JEDA de Santo André; Mão Solidária de São Bernardo do Campo; AEDREHC – Associação para a Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo; ADERE – Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional; Instituição Beneficente Nosso Lar de São Paulo; e CTI – Centro de Tecnologia e Inclusão.

A próxima turma de Capacitação do GESC irá ocorrer de 03 de agosto a 18 de novembro. Foram disponibilizadas vagas para até 12 organizações da sociedade civil. Informações: (11) 5021.6773 e 5021.4420

Nenhum comentário: