domingo, 16 de julho de 2017

Universalidade foi tema de evento em 05/07

Pesquisadores  da UFSCar e UFMG fizeram apresentação na ANAC


  Resultado de imagem para Universalidade: Compreender para Melhorar
Descrição da imagem: Banner quadrado com peças geométricas em tons de azul no cabeçalho. No centro esquerdo semicírculos em tons de azul envolvem um avião cinza visto de cima. A direita texto em azul e cinza e, logo abaixo, pictogramas de pessoa em cadeira de rodas, pessoa idosa e pessoa obesa. No rodapé, logo da Anac.


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou no dia 05 de julho, das 14h30 às 16h30, evento sobre "Universalidade: Compreender para Melhorar”, tema a ser apresentado pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Ergonomia, Simulação e Projeto de Situações Produtivas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que conduziram a pesquisa realizada no âmbito do Acordo de Cooperação Técnico-Científico nº 01/2015 entre a UFSCar e a ANAC.
Durante o evento, serão apresentados os resultados da pesquisa a respeito do mapeamento das condições de acessibilidade no Transporte Aéreo Brasileiro a fim de compreender as dificuldades encontradas por operadores do sistema e passageiros com deficiência, idosos e obesos visando à elaboração de especificações para melhoria dos aeroportos, operadores aéreos e o desenvolvimento de soluções para cabines de aeronaves.
Conheça um pouco mais sobre os pesquisadores que farão a apresentação do evento: 
Professor Nilton Luiz Menegon Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da UFSCar. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, análise ergonômica do trabalho, engenharia de produção, saúde e projeto de situações produtivas.
Professora Talita Naiara Rossi da SilvaTerapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos na área de Trabalho, Tecnologia e Organização. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, na área de Saúde e Trabalho. Áreas de interesse: inclusão e participação social, acessibilidade, saúde e trabalho e ergonomia.
Heloisa Giangrossi Machado VidottiDoutoranda em Engenharia de Produção pela UFSCar, participou da pesquisa Universalidade: Análise das descontinuidades e contradições do trabalho dos comissários de bordo em situações reais de trabalho.
Júlia Pierre FigueiredoMestranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar, participou de pesquisas relacionadas a Apoio Conforto e Cabine Universal (EMBRAER) e integrou a equipe da pesquisa Universalidade.
UNIVERSALIDADE: COMPREENDER PARA MELHORAR
Data: 05/07/2017
Horário: das 14h30 às 16h30
Local:  Auditório da ANAC – Sede, 1º andar.
Endereço: SCS Quadra 09, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A
Brasília - DF
Confirmação de Presença: até 04/07/2017, preferencialmente pelo Portal de Capacitação (clique no link para acessar).


Nenhum comentário: