quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Aeroporto japonês será equipado com cadeiras de rodas autônomas - Veja o vídeo

(Foto: Reprodução/YouTube)
Cadeira Whill Next

por LEONARDO PEREIRA

A Panasonic anunciou o início de uma fase de testes para implementar cadeiras de rodas autônomas no Aeroporto Internacional de Tóquio, também conhecido como Haeda.

O veículo, desenvolvido em parceria com a Whill Inc., ganhou o nome de Whill Next e é classificado pela Panasonic como um "robô que possibilita transporte seguro e confortável para passageiros com mobilidade reduzida".

A cadeira conta com três tecnologias de locomoção que podem fazer a diferença para seu público-alvo: uma função identifica obstáculos e para automaticamente (mesmo se o usuário estiver no controle), o que evita acidentes com outros passageiros, por exemplo.


Outra tecnologia é a direção autônoma propriamente dita. "A cadeira pode identificar sua própria posição, selecionar rotas e se mover automaticamente a destinos apontados pelo smartphone", diz a empresa. "Ela pode trafegar eficientemente a lojas específicas e aos portões de embarque."

Por fim, há um modo "tandem", que permite trafegar em grupo como se cada cadeira fosse um vagão num trenzinho autônomo. Algo muito útil para as Paralimpíadas de 2020, por exemplo, já que times inteiros poderiam se deslocar em conjunto. Após o uso, todas as cadeiras retornam automaticamente ao seu posto, dispensando qualquer intervenção humana.

Os testes com a novidade começarão agora e vão até março de 2018.

Nenhum comentário: