domingo, 13 de agosto de 2017

Bebê norte-americano sofre danos cerebrais e CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) revê orientações para limpeza de bombas de aleitamento

Bombas de tirar leite materno: CDC divulga novas diretrizes de higiene

Por Crescer online

A higiene da bomba extratora de leite deve ser feita com cuidado (Foto: Thinkstock)
A higiene da bomba extratora de leite deve ser feita com cuidado (Foto: Thinkstock)

Você limpa a bomba de extração de leite materno toda vez que usa o aparelho, antes e depois da ordenha? Essa é a nova diretriz de higiene, lançada pelo CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças), órgão norte-americano, após um bebê de 21 dias ser diagnosticado com uma infecção severa, que lhe deixou com paralisia cerebral. Até então, a orientação era apenas para limpar após o uso.

Ainda no hospital, a criança precisou receber leite em uma mamadeira e a mãe fez a extração usando uma bomba hospitalar. Depois, já em casa, o bebê continuou a receber leite ordenhado com o acessório. Ao completar 21 semanas de vida, começou a apresentar convulsões e sinais de sepse, infecção generalizada.
Após uma análise médica, concluiu-se que o bebê foi infectado por meio da bomba utilizada em casa. A bactéria foi encontrada também nas amostras de leite congelado. Segundo a mãe, após usar o aparelho, ela lavava as peças com água e sabão e deixava de molho em água fervente por cinco horas antes de guardar em uma bolsa plástica fechada.
Este foi o primeiro caso relatado de infecção severa, chegando a causar paralisia cerebral. Como resposta ao ocorrido, o CDC americano fez uma revisão dos cuidados necessários e divulgou um documento com melhores práticas. Confira as recomendações: 
Antes de usar a bomba
- Lave as mãos com sabonete
- Limpe todas as partes da bomba novamente, inclusive o interruptor de energia com papel toalha e álcool. Especialmente se estiver usando uma bomba compartilhada
- Inspecione e monte o kit com a bomba limpa. Se o seu tubo estiver mofado, descarte-o e substitua-o imediatamente.

Depois de cada uso
- Armazene o leite coletado imediatamente e com segurança, em um pote ou saquinho de próprio para isso. Não se esqueça de marcar a data e a hora em que o leite foi coletado.
- Em um recipiente limpo, como uma bacia, lave todas as partes do aparelho com água quente e sabão neutro. Separe uma escova específica para este uso e esfregue.
- Enxágue em água corrente
- Deixe os acessórios secarem em cima de uma base limpa, como um papel toalha e nunca diretamente em cima da pia ou no escorredor de pratos. Um secador de cabelos pode ser usado para uma última secagem.
- Se for lavar as peças em uma máquina de lavar louça, certifique-se de que as peças estejam em saquinhos apropriados para não entrarem em contato com nenhuma outra louça ou sujeira que esteja no aparelho. A secagem deve seguir o mesmo procedimento da lavagem manual.




Nenhum comentário: