quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Brasil disputa Mundial de Jovens de Atletismo a partir desta quinta-feira, 3

Por CPB

Marcio Rodrigues/CPB/MPIX
Imagem

Dez atletas do Brasil disputarão a partir desta quinta-feira, 3, o Mundial de Jovens de Atletismo Paralímpico. A primeira edição da competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), contará com 275 participantes de 41 países, entre 14 e 19 anos, e será realizada na pista do Sport Arena, em Nottwil, na Suíça. A instalação é sede anualmente de uma das mais tradicionais etapas do Grand Prix da modalidade.

A delegação brasileira é formada com base na aproximação dos índices classificatórios para o Mundial Adulto da modalidade, disputado há duas semanas, em Londres. Nomes como o do pernambucano Jeohsah Bezerra, sexto colocado no salto em altura T44 nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, com apenas 17 anos, e da gaúcha Suelen Marcheski, que participou do Parapan de Toronto, em 2015, são os mais experientes do time (confira a lista completa aqui).

"Esta será a primeira edição do Mundial de Jovens e será bastante interessante para observarmos os nossos atletas mais novos, uma vez que temos um planejamento voltado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ainda será de grande valia para ficarmos de olho em como os outros países se comportarão na Suíça", disse Ricardo Melo, coordenador-técnico do atletismo no Comitê Paralímpico Brasileiro.

"Tomamos o cuidado de levar nomes que estarão apenas em provas que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, além de se aproximarem o máximo possível dos índices exigidos para o Mundial Adulto. Será uma boa avaliação", completou.

Os atletas serão separados em duas categorias: de 14 a 17 anos e de 18 a 19 anos. Três brasileiros competem já no dia de abertura do evento. Suelen Marcheski correrá os 200m T35-38 (paralisados cerebrais), mesma prova que Lucas Damasceno participará, mas entre os homens. Gustavo Henrique de Oliveira tentará ir ao pódio no salto em distância T20 (atletas com deficiência intelectual).

A programação completa do evento e os resultados serão disponibilizados no link a seguir: https://www.paralympic.org/nottwil-2017/schedule-results

Patrocínio
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: