quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Caravana da Inclusão: acessibilidade e cidadania no interior paulista

Há oito anos, a Caravana reúne gestores regionais e população em torno de temas sobre o segmento das pessoas com deficiência. Primeiro encontro de 2017 será em Cruzeiro, em 11 de agosto

Montagem com apresentações artísticas durante a Caravana da Inclusão

Com foco na interlocução com o interior acerca dos temas que tangem o segmento das pessoas com deficiência, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania foi criada em 2010 e leva temas relevantes sobre às pessoas com deficiência para dentro dos municípios do interior paulista. As Caravanas são realizadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o CEAPcD (Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência) e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. A primeira cidade a receber a Caravana da Inclusão em 2017 será Cruzeiro em 11 de agosto.

Com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de implementação e consolidação de políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência, a Caravana da Inclusão já contou com a participação de mais de 20.500 participantes; 66 municípios já aderiram aos encontros e em 2017 serão seis os participantes da 8ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania no Estado de São Paulo: Barretos, Barrinha, Cruzeiro, Ibiúna, Ipaussu e Piracicaba, totalizando 72 cidades a reunir gestores e população em torno do mesmo tema: inclusão de pessoas com deficiência.

No interior do estado de São Paulo, a Caravana da Inclusão já levou mais de 20 temas relacionados ao segmento das pessoas com deficiência como, por exemplo, o combate à violência contra a pessoa com deficiência, a emissão da carteira de trabalho por meio do PADEF, reabilitação, saúde e educação inclusiva. Também propôs a criação de um fórum, interligando gestores públicos municipais, facilitando a comunicação de assuntos relacionados à pessoa com deficiência, entre outros.

Desde 2010, a Caravana da Inclusão já contou com a participação de gestores públicos de mais de 310 prefeituras, visando o fortalecimento de interlocução com as cidades paulistas e buscando a sensibilização e orientação dos gestores locais sobre os temas referentes a inclusão das pessoas com deficiência e acessibilidade. A 8ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania terá como tema central “O papel do Ministério Público e da Defensoria Pública na garantia dos direitos da pessoa com deficiência”.

Público reunido na Caravana da Inclusão

O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Luiz Carlos Lopes, destaca a importância da Caravana da Inclusão. “É a oportunidade de reunir gestores locais do interior do estado de São Paulo e abordar de uma maneira rápida temas relacionados a acessibilidade e inclusão, que normalmente eles não têm esse espaço para discutir”.

Outro ponto citado é a conexão regional desses municípios. “Além da oportunidade única de juntar prefeitos e secretários de Educação, Saúde e Assistência, mais os técnicos e a população, todos juntos discutindo acessibilidade, inclusão e cidadania no mesmo espaço, é possível também reunir gestores locais e assim pode-se criar um embrião de uma atuação regional, construindo uma rede para que os problemas relacionados ao segmento tenham a melhor solução”, acrescenta Lopes.
Sobre a atuação do Ministério Público, junto com a Defensoria Pública em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o Secretário Adjunto destaca que “haverá o esclarecimento sobre o papel dessas instituições”.

A Caravana também irá voltar seu olhar para os estudantes com deficiência. “Levaremos informação para que o estudante de cada cidade, de cada região, não se sinta desestimulado, com a perspectiva que ele continue com os seus estudos, continue se preparando para o mercado de trabalho, para que não se sinta desestimulado a estudar, a trabalhar quando acabar o ensino médio”, conclui.

Público reunido na Caravana da Inclusão

Membro do CEAPcD, Yara Savine destaca o que a Caravana da Inclusão acrescentou para as pessoas com deficiência. “Quando ações para garantia de direitos da pessoa com deficiência são executadas, não somente o segmento é beneficiado, mas também as demais pessoas da população. Os ganhos se estendem também para a gestão local”.

A Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Marinalva Cruz, esclarece que em todas as edições que participou sempre abordou o tema da empregabilidade da pessoa com deficiência, com foco no cumprimento do artigo 93 da Lei de Cotas (8.213/91). A Secretária Adjunta informa também os desdobramentos das dúvidas relacionadas ao tema. “Nesta área as necessidades e demandas foram diversas, mas em geral, por parte das empresas, o questionamento era relacionado a ausência de pessoas com deficiência capacitadas e dificuldade na identificação das pessoas contempladas pela legislação”, explica.

Com conhecimento sobre o assunto, Marinalva Cruz atribui à Caravana da Inclusão a conexão entre gestores e a população em razão da pessoa com deficiência. “Considero de suma importância, para que cada vez mais as pessoas conheçam o potencial do cidadão com deficiência, que os gestores públicos se conscientizem e permitam que o direito de ir e vir de toda e qualquer pessoa seja garantido. Um cidadão com direitos e deveres e que assim como qualquer outra pessoa, precisa apenas de igualdade de oportunidades com equidade”, destaca.

Agenda Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania 2017:

· 11/08 – Cruzeiro
· 23/08 – Ipaussu
· 22/09 – Barretos
· 20/10 – Barrinha
· 10/11 – Piracicaba
· 01/12 – Ibiúna


Para conhecer fotos e detalhes das Caravanas anteriores acesse: http://caravana.sedpcd.sp.gov.br/

PRODUÇÃO: Assessoria de Comunicação Institucional – Simone Nieves, Nathaly Rigo e Thiago Alves. Revisão e Edição Final: Maria Isabel da Silva – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Governo do Estado de São Paulo.

Contato: comunic@sedpcd.sp.gov.br 



Acompanhe-nos nas redes sociais #inclusaoSP 



Nenhum comentário: