sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Follmann é homenageado com prêmio nacional de inclusão de pessoas com deficiência

Prêmio Brasil Mais Inclusão é promovido pela Câmara dos Deputados e busca apoiar o reconhecimento à pessoa com deficiência no país

Por Eduardo Florão, Chapecó (SC)
Jakson Follmann receberá prêmio em setembro (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)
Jakson Follmann receberá prêmio em setembro (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)

O ex-goleiro, que virou embaixador da Chapecoense, agora representa uma parcela da sociedade muitas vezes marginalizada pela deficiência física. Jakson Follmann ainda não sabe, mas na manhã desta quinta-feira será anunciado como um dos vencedores do Prêmio Brasil Mais Inclusão, uma homenagem realizada pela Câmara dos Deputados a personalidades que realizam ações em prol da inclusão de pessoa com deficiência ou sejam exemplos de vida e superação.

Apesar de não saber do prêmio, o que Jakson Follmann sabe bem é lidar com a amputação de uma das pernas, que colocou fim à sua carreira de jogador profissional de futebol. 254 dias depois de ter sua vida mudada pelo acidente com o avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, é comum ver o goleiro ostentar o largo sorriso nas dependências da Arena Condá.

Alegria parece mesmo ser uma tônica na vida de Follmann. Foi entre sorrisos e lágrimas, que o ex-goleiro viu o retorno aos gramados de outro sobrevivente da tragédia na Colômbia, Alan Ruschel. Apesar disso, o caminho de Jakson agora ganha trajetórias fora das quatro linhas. Com o prêmio, ele passa a ser também referência na luta pelo reconhecimento das pessoas com deficiência.

Indicado pelo deputado catarinense Jorginho Mello (PR), o ex-goleiro será anunciado nesta sexta como vencedor, e o prêmio será entregue apenas no dia 20 de setembro, um dia antes do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento é organizado anualmente pela Câmara dos Deputados desde 2015.

Nenhum comentário: