sábado, 5 de agosto de 2017

Jovane Guissone é ouro no primeiro dia da II Copa Brasil de Esgrima

Imagem

Por CPB

Nesta sexta, 4, a abertura da II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas teve quatro provas e três atletas conquistaram medalhas de ouro. Alex de Souza conquistou dois ouros, um no sabre e outro no florete, ambos masculino categoria A; o campeão paralímpico Jovane Guissone levou o ouro na prova em que medalhou nos Jogos de Londres, espada categoria B; Carminha Oliveira subiu ao alto do pódio pela primeira vez, com a medalha dourada na espada categoria A.

"O esporte mudou a minha vida. Me apaixonei pela esgrima desde o primeiro dia em que conheci. Essa é minha terceira competição e conseguir esse ouro significa muito para mim. Neste sábado vou em busca de mais uma medalha", comenta Carminha Oliveira sobre a expectativa para a prova de florete neste sábado. As provas começam às 9h e seguem até as 17h neste sábado e, no domingo, serão apenas na parte da manhã.

O medalhista paralímpico Jovane Guissone - companheiro de clube da Carminha - acredita que a modalidade está cada vez mais concorrida. "Dá para perceber que os atletas estão mais fortes e os placares mais apertados. Isso é bom porque faz todo mundo treinar e se dedicar mais. Eu não tirei férias neste ano devido ao Mundial. Quero estar na minha melhor forma", conta Guissone.

Entre os paulistas, Alex de Souza ganhou as duas provas em que competiu e só deve voltar a competir no domingo, na disputa por equipes. E ele atribiu a melhora em seus rendimentos aos companheiros de treino. "Eles não têm deficiência, mas sentam na cadeira para me ajudar e fazem muita diferença. Eles têm entre dez e quinze anos na modalidade e essa experiência faz muito diferença. Já conquistamos dois ouros na I Copa e agora mais dois ouros nesta Copa. Vamos trabalhar duro para o Brasileiro", avalia Alex.

Durante os três dias de competição, a Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas recebe 40 atletas de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e MInas Gerais). As disputas são na espada, florete e sabre. Este é o segundo dia de torneios nacionais da modalidade. O terceiro e último será o Campeonato Brasileiro, em novembro.

Confira os campeões de todas as disputas deste sábado da II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas 2017:

ESPADA
Masculino B
1º Jovane Guissone (ADFP/PR)
2º Maurício Stempniak (Asasepode/RS)
3º Rodrigo Massarutt (ADFP/PR)
3º Márcio Neves (ACE/MG)

Feminino A
1º Carminha Oliveira (ADFP/PR)
2º Fabiana Soares (SCM)
3º Karina Maia (ADFP/PR)
3º Rayssa Vera (Adeacamp/SP)

FLORETE
Masculino A
1º Alex Souza (ECP/SP)
2º Fábio Damasceno (Asasepode/RS)
3º Lenílson Oliveira (Adeacamp/SP)
3º Eduardo Oliveira (Adeacamp/SP)

SABRE
Masculino A
1º Alex Souza (ECP/SP)
2º Moacir Ribeiro (ADFP/PR)
3º Fabio Damasceno (ASASEPODE/RS)
3º Derik Burbella (ADFP/PR)

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: