quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Lembra como foi? Confira os destaques dos regionais de futebol de 5

Lembra como foi? Confira os destaques dos regionais de futebol de 5
Foto: Ricardinho foi o destaque da Agafuc-RS na conquista do Regional Sul sobre a rival Acergs-RS (Itamar Aguiar/Agência Freelancer)

Durante os meses de maio, junho e julho a CBDV passou por quatro cidades para a realização das etapas regionais de Futebol de 5, divididas em Centro-Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Ao todo, foram 27 equipes presentes nas competições, com a participação de 250 atletas.

Os regionais são fundamentais no calendário esportivo da Confederação. Além do título em disputa, as equipes da elite do Futebol de 5 nacional usam como preparação para a Copa Brasil. Já as outras equipes participantes tem nessas etapas a possibilidade de conseguirem uma vaga na Série B onde buscarão o acesso à primeira divisão.

O primeiro evento do ano aconteceu em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, com a presença de nove equipes e 83 atletas. O ICB-BA conquistou o hexacampeonato, em cima da Apace-PB. A medalha de bronze ficou com a Escema-MA, que garantiu vaga para a Série B ao lado da UBC-BA. Cinco estados contaram com representantes: Bahia, Ceará, Maranhã, Paraíba e Pernambuco.

Depois foi a vez de Ponta Grossa, no Paraná, receber a etapa Sul. E recheado de jogadores da seleção brasileira, entre eles o craque Ricardinho, a Agafuc-RS venceu a rival Acergs-RS na final e sagrou-se campeã, com a Apadv-SP em terceiro. A competição contou com a participação de sete equipes dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com 65 atletas. As vagas na Série B ficaram com a vice-campeã e o Cesec-SP.

A cidade de Campos/RJ foi sede da terceira etapa. Cinco equipes, do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estiveram na disputa do título e o troféu foi para a capital fluminense, com a conquista do bicampeonato da Ceibc-RJ. A Urece-RJ ficou em segundo, seguida pela equipe da casa, ADVC-RJ, que garantiu vaga na segunda divisão nacional ao lado da Unicep-ES. Foram 45 jogadores presentes na competição.

A temporada de regionais foi encerrada em Campo Grande/MS. O CFCP-PA teve motivos de sobra para comemorar. Os paraenses foram campeões e ainda levaram uma das vagas para a Série B – a outra ficou com a ABDV-DF, vice-campeã. A AMC-MT completou o pódio com o bronze. A competição teve a participação de seis equipes e mais os seus 57 atletas.

Entre todas as competições, os maiores goleadores foram Jefinho, do ICB-BA, e Juan Quintero, da CEIBC-RJ, empatados com dez gols. O time baiano foi o responsável por balançar mais vezes as redes: 21 dos 153 gols marcados nas 53 partidas realizadas (média de 2,88 gols por jogo). Na defesa, a Agafuc-RS se destacou por não levar gol nenhuma vez nos cinco jogos que realizou.

Com o encerramento dos regionais, a Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série A será realizada com a participação das seguintes equipes: ADVP-PE, Agafuc-RS, AMC-MT, Apace-PB, Apadevi-PB, Apadv-SP, Asdefipel-RS, Cedemac-MA, CEIBC-RJ, ICB-BA, Ismac-MS e Urece-RJ. A competição será realizada de 02 a 08 de outubro, em Salvador/BA. Clique para saber mais.
 
Já as equipes que garantiram um lugar na Série B são: CFCP-PA e ABDV-DF (Centro-Norte), Escema-MA e UBC-BA (Nordeste), ADVC-RJ e Unicep-ES (Sudeste) e Acergs-RS e Cesec-SP (Sul). As disputas acontecem de 24 a 29 de outubro, em São Paulo. Clique para saber mais.

Fonte: cbdv.org.br

Nenhum comentário: