quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Secretária Dra. Linamara leva mensagem do governador de São Paulo ao 20º Festival do Japão

Dra. Linamara Rizzo Battistella representa o Governo de São Paulo no 20º Festival do Japão

Cerca de 150 000 admiradores da cultura japonesa no Brasil passaram pela 20ª edição do Festival do Japão, entre sexta, 7, e domingo, 9 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. O evento celebrou a amizade nipo-brasileira e a influência da cultura oriental no país, com o tema “20 Anos de Integração, Harmonia e Cultura, que incluem você!”. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, representou o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ao final da cerimônia de abertura, as autoridades vestiram indumentária amarela e brindaram com sakê a parceria e amizade entre os dois países. Também participaram os senhores Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações das Províncias Japonesas no Brasil; Kenichi Hosoda, vice-ministro da agricultura e silvicultura do Japão; e Satoru Satoh, embaixador do Japão no Brasil.

O Festival foi representado pelas 47 províncias que compõem o Japão. Foram três dias de culinária típica, arte, música, shows, workshops e danças tradicionais, além de aulas de ginástica, cerimônia tradicional do chá e concurso de beleza. Contou com áreas dedicadas às crianças e à terceira idade, com atividades específicas para essas faixas etárias. O Festival contou com stands de grandes empresas automobilísticas e de produtos de tecnologia japonesa.

Confira a íntegra da mensagem da Secretária, Dra. Linamara Rizzo Battistella, em nome do Governo do Estado de São Paulo:

“É um prazer, é uma honra poder participar desta iniciativa e quero fazer um cumprimento a Yasuo Yamada, que é o presidente das Associações da Federação das Associações das Províncias Japonesas no Brasil e dizer que é um enorme respeito que todos nós temos pela tradição, pela cultura, que vai de forma muito entusiasmante se projetando na cultura brasileira e fazendo com que Brasil e Japão, com que brasileiros que vivem no estado de São Paulo estejam cada vez mais próximos e se colocando verdadeiramente de uma forma fraterna no desenvolvimento das nossas nações."

"Quero enaltecer a oportunidade de ter aqui o Kenichi Hosoda, vice-ministro da agricultura e silvicultura do Japão. Certamente, a agricultura que hoje responde por parte importante das riquezas do nosso país, teve parte da sua aceleração, seu desenvolvimento devido a essa imigração que começou há quase 110 anos. Cada japonês neste estado tem um papel importante no desenvolvimento. Nós somos gratos por termos recebidos de braços abertos os nossos irmãos do Japão. Brasil e Japão se desenvolveram de maneira espantosa e eu entendo que nosso embaixador Satoru Satoh sabe da importância das associações entre universidades e só São Paulo tem mais de 40 convênios com as universidades do Japão."

Público assiste a cerimônia de abertura do 20º Festival do Japão

"Mas em todo Brasil, toda tecnologia, a ciência e o desenvolvimento da nossa indústria esteve e está fortemente atrelado à cultura, história e a tecnologia japonesa. Certamente o Brasil, em especial São Paulo, é a maior vitrine no desenvolvimento tecnológico japonês. Poucos países tem o privilégio de trabalhar de forma tão sinérgica com os grupos industriais e os técnicos de comunicações, mas acima de tudo com os avanços das ciências da área da saúde com os brasileiros que temos o prazer de trabalhar, os grandes desenvolvedores, grandes cientistas japoneses. Portanto, este festival tem um sabor especial para o Governo do Estado e para todos nós brasileiros que vivemos em São Paulo. Ao nos aproximarmos deste país tão desenvolvido, deste país tão fraterno, nós também tivermos a oportunidade de ter parlamentares de todos os níveis trabalhando no desenvolvimento das políticas públicas e no desenvolvimento social do nosso país. É um privilégio participar dessa história, é uma alegria ver duas nações com culturas tão diversas, tão fraternas se associarem em direção ao desenvolvimento sustentável."

Autoridades brindam com sakê a amizade e parceria entre Japão e Brasil

"A minha presença aqui hoje deve-se sobretudo ao fato do nosso governador Geraldo Alckmin traduzir o seu interesse e a sua admiração pelos japoneses que vivem no estado de São Paulo a partir de uma diretriz que é traduzir mais ciência, mais tecnologia e mais desenvolvimento social. E quando nós falamos sobre os objetivos deste desenvolvimento, da sustentabilidade do nosso planeta, nós não podemos esquecer das políticas sociais que irradiam a partir do Japão e que fazem com que cada um de nós brasileiros possamos aprender e trabalhar mais na perspectiva de ter uma sociedade justa, fraterna e que atenda a todos. Por isso o desenvolvimento científico, o desenvolvimento tecnológico trazido aqui pelas diferentes companhias nos fazem cada vez melhores, como agentes públicos, como cientistas e como cidadãos. Nós estamos hoje comemorando um grande festival, mas os nossos corações comemoram todos os dias a alegria de termos há 109 anos recebido cada um dos japoneses de braços abertos. Domo arigatou”.

Fonte: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Nenhum comentário: