segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Sites ensinam sobre a deficiência visual em busca de inclusão

por Redação

Créditos: Shutterstock
dificiencia_visual_2
Informar a sociedade sobre a deficiência visual é importante para existir mais inclusão na sociedade.

Segundo o Censo 2010, a população brasileira com deficiência visual – cegueira ou baixa visão – é de mais de 6,5 milhões de pessoas que, cada vez mais, têm frequentado ambientes sociais como as escolas e os espaços culturais, por exemplo.

Apesar do relevante número de pessoas com deficiência visual, a falta de conhecimento em se relacionar com elas, bem como sobre as dificuldades encontradas por cegos no dia a dia, ainda é grande para a maioria da população. Por isso, informar a sociedade é de extrema importância para que haja mais sensibilização e inclusão.

Com esse intuito, alguns sites abordam o tema com clareza através de conteúdos voltados para aqueles que querem entender mais sobre a deficiência visual e se tornar mais participativo na sociedade. Com dicas, vídeos, e materiais informativos, estes sites buscam esclarecer dúvidas da população em geral e ajudar os deficientes visuais.

A Fundação Dorina, que há mais de seis décadas se dedica à inclusão social de deficientes visuais, separou uma lista destes sites informativos neste tema. Confira a lista abaixo!

Créditos: Reprodução/Fundação Dorina
deficiencia_visual
Fundação Dorina se dedica à inclusão social de deficientes visuais.

1 - Trocando Saberes

A Trocando Saberes é uma plataforma digital com vídeo-aulas e dicas que podem facilitar o dia a dia dos professores de alunos com deficiência visual e interessados na temática. Os materiais tratam de inclusão escolar, educação inclusiva, relacionamento professor e família, a importância da educação inclusiva, o recurso da áudio-descrição em sala de aula, instrumentos para garantir o desenvolvimento escolar de crianças cegas e outras informações relevantes. O acesso é gratuito e estão disponíveis vídeos, artigos e publicações relacionados ao tema.

2 - Dorinateca

A Dorinateca é uma biblioteca online formada pelo acervo de publicações acessíveis da Fundação Dorina. O site conta com mais de 4.400 títulos de livros acessíveis, com arquivos para impressão em braille, áudio e digitais acessíveis. O acesso a títulos de domínio público é livre a todos os interessados. Já as demais obras podem ser acessadas mediante cadastro de pessoas cegas ou com baixa visão e/ou de instituições, bibliotecas e escolas que atendem a este público. O acesso é gratuito.

3 - Novo Olhar

Novo Olhar é uma fanpage criada por pessoas com deficiência visual com o intuito de difundir mais informações sobre a baixa visão e deficiência visual.

4 - Braille Visual

Site da USP, Braille Visual  oferece um curso online e público para pessoas que enxergam e têm interesse em aprender os pontos negros do braille. O acesso é gratuito.

Nenhum comentário: