sábado, 31 de março de 2018

Projeto inédito do CPB, Centro de Formação Esportiva começa nesta segunda-feira, 2

MPIX/CPB
Imagem

Por CPB

Começa nesta segunda-feira, 2, o Centro de Formação Esportiva - Esportes Paraolímpicos. O inédito projeto promoverá a iniciação em modalidades adaptadas de mais de 330 jovens residentes nos municípios de São Paulo e da Grande ABC. Para isso, será utilizada a estrutura do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Crianças de 10 a 17 anos com deficiência visual, intelectual ou física - dentro da classificação funcional reconhecida no esporte paralímpico - irão praticar atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Como muitos destes alunos nunca competiram e, consequentemente , não possuem classificação funcional, ocorrerão festivais mensais para tal fim.

O projeto tem como objetivo a experimentação, de forma que cada jovem aprenderá as modalidades elegíveis para sua deficiência. Por exemplo, um atleta deficiente visual poderá ter atendimento de atletismo, natação, judô, goalball e futebol de 5, passando, no máximo, três meses em cada uma delas. O Centro de Formação Esportiva disponibilizará, além do atendimento esportivo, transporte, lanche, uniforme e material, gratuitamente.

“O esporte é uma das ferramentas mais eficazes para a integração de uma pessoa com deficiência na sociedade, de sua afirmação pessoal e descoberta de limites. Esse projeto é importante para mostrar às crianças que elas podem praticar esportes e fazer coisas que elas consideravam inimagináveis na vida delas”, destacou Elza Leão, coordenadora do projeto.

Inicialmente, os atendimentos acontecerão de segunda a quinta-feira, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. Os alunos serão divididos em aulas duas vezes por semana, em um dos horários, podendo ser às segundas e quartas ou às terças e quintas-feiras.

Ainda há vagas disponíveis. Pessoas dentro da faixa etária estipulada pelo projeto podem ser inscritas por meio do endereço formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo).

Fonte: cpb.org.br


Nenhum comentário: