quarta-feira, 4 de abril de 2018

Daniel Dias é homenageado e recebe título de cidadão paulistano nesta sexta

Daniel Zappe/MPIX/CPB
Imagem

Por CPB

O maior medalhista paralímpico brasileiro, o nadador Daniel Dias, receberá o título de cidadão paulistano nesta sexta-feira, 6. A sessão solene de entrega da honraria será às 19h, no Salão Nobre do Palácio Anchieta - a Câmara dos Vereadores de São Paulo. O atleta foi indicado pelo vereador Masataka Ota, que estará presente no evento.

O título de cidadão paulistano é uma homenagem a pessoas que não nasceram na cidade de São Paulo e se destacaram em alguma área específica. No caso, Daniel é natural de Campinas, interior de São Paulo, e se consagrou como um dos grandes nomes do Movimento Paralímpico.

“Fico extremamente lisonjeado com o recebimento deste título. A cidade de São Paulo sempre esteve presente na minha vida, seja no atendimento da AACD, quando criança, ou em grandes competições de natação, já como atleta profissional. Agradeço o carinho da cidade, em especial ao vereador Ota. Eu me sinto abraçado e “em casa”. Espero poder contribuir cada vez mais para o bem da cidade e de seus cidadãos, seja dentro ou fora das piscinas”, agradeceu o nadador das classes S5, SB4 e SM5.

Daniel Dias, 29 anos, nasceu com má formação dos membros superiores e da perna direita. Assistindo aos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, descobriu o esporte adaptado e conheceu sua inspiração o nadador Clodoaldo Silva, um dos grandes nomes da modalidade. Daniel foi destaque em competições, desde 2006, e coleciona 24 medalhas em Jogos Paralímpicos: quatro ouros, quatro pratas e um bronze em Pequim 2008; seis ouros em Londres 2012; quatro ouros, três pratas e dois bronzes no Rio 2016.

O atleta já recebeu outras homenagens como o troféu Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, que foi concedido a ele três vezes (2009, 2013 e 2016) e o Prêmio Paralímpicos também três vezes (2011, 2013 e 2017).

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: