sábado, 14 de abril de 2018

Em retorno, gaúcha fica com primeiro ouro da Copa Brasil de esgrima em CR

Marco Antônio Teixeira / CPB / MPIX
Imagem

Por CPB

Dayane Perón, gaúcha de 32 anos, foi a primeira atleta a conquistar um ouro na I Copa Brasil de Esgrima em CR, competição que abre a temporada nacional da modalidade em 2018, no Centro de Excelência, em Goiânia. Nesta sexta-feira, 13, no sabre feminino, a esgrimista terminou em primeiro após derrotar Karina Maia, da ADFP, por 15 a 14, em uma virada emocionante.

“Foi muito importante porque, na verdade, jogo com o florete. Estou voltando agora e com a espada. Espero conquistar muitas outras vitórias fazendo o que realmente amo”, comemorou. Em 2014, Dayane parou de treinar e competir na modalidade por causa dos estudos na faculdade de educação física e do trabalho. Em 2017, após aceitar o emprego no Grêmio Náutico União (GNU), clube que defende atualmente, voltou aos treinos durante os intervalos no expediente.

A gaúcha de Sananduva amputou os dois pés após um acidente doméstico quando tinha um ano. Ela puxou um bule e teve queimaduras de terceiro grau. Devido a complicações no tratamento, perdeu também parte do braço direito. Aos 14, leu um folheto sobre oportunidades para pessoas com deficiência e soube que Porto Alegre, capital do estado, seria o lugar que as encontraria. Aos 17, mudou-se para lá e conheceu a esgrima em cadeira de rodas.

“No começo achei que não era pra mim, não era fã de esporte, de suar. Mas quando testei e consegui fazer um ponto, fiquei maravilhada”, relembrou. Ela não foi a única gaúcha a conseguir o ouro neste primeiro dia: Jovane Guissone, que defende a ADFP, também conquistou a medalha dourada no florete masculino B, após vencer Vanderson Chaves (GNU).

Na espada feminina A, Carminha Oliveira venceu sua companheira de clube Karina Maia (ADFP), Rudineia Mânica (GNU) e Fabiana Soares (SCM), completaram o pódio. Finalizando o primeiro dia de disputa, Lenilson Oliveira (Adeacamp) venceu Moacir Ribeiro (ADFP). Sandro Colaço e Clodoaldo Zafatoski, também da AFDP, ficaram com o bronze.


Além da I Copa Brasil de Esgrima em CR, também ocorre em Goiânia, neste fim de semana, a etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de atletismo, natação e halterofilismo.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A esgrima, o halterofilismo e a natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 13, 14 e 15 de março
Cidade: Goiânia (GO)

Atletismo e Esgrima em CR: Centro de Excelência do Esporte
Endereço: Av. Oeste, 56-250 - St Aeroporto - Goiânia - GO

Natação e Halterofilismo: SESI - Clube Ferreira Pacheco
Endereço: Av. João Leite, 915 - Santa Genoveva Goiânia - GO

Programação*
I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas
Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) - 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) - 8h às 12h

Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação - Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30 e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (15/4) - 8h às 12h

*Sujeita a alterações

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: