quinta-feira, 5 de abril de 2018

Faça Parte mostra desafios da pessoa com autismo na vida adulta

Na semana de conscientização do autismo o Faça Parte mostra que a realidade do TEA vai além da infância

Thiago Helton conversando com um rapaz autista
Thiago Helton conversando com um rapaz autista

THIAGO HELTON

No último dia 02 de abril foi comemorado o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, mobilizando famílias, militantes e pessoas que vivem e apoiam a causa.

E como de costume nos últimos anos, essa primeira semana do mês de abril tem sido uma semana voltada para promover o reconhecimento social da realidade, dos direitos e das demandas que envolvem as pessoas que apresentam a qualidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Contudo, na maioria das vezes em que o universo do autismo ganha destaque na mídia em geral, a abordagem costuma se limitar às questões relativas à infância, aos tipos de tratamento, às variações dentro do espectro e à dificuldade de diagnóstico.

É por isso que no Faça Parte dessa semana a nossa missão foi promover um lado pouco divulgado acerca do autismo: as perspectivas, desafios e possibilidades na vida adulta.

Vale lembrar que a Lei 12.764/2012 equiparou a pesoa com autismo à pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, ou seja, todos os direitos e garantias inerentes à pessoa com deficiência devem ser aplicados à pessoa com TEA, independente do grau ou da forma que o autismo se apresente na vida da pessoa.

Sabemos que cada caso possui as suas peculiaridades, cada família desse universo azul tem a sua história de desafios, lutas e vitórias em meio à diversidade de pessoas que tem a qualidade de ser autista, desde os quadros mais leves até os mais severos.

Por isso convido você a assistir e compartilhar! Nos ajude a deixar claro para a sociedade que antes do espectro existe um ser humano, digno de respeito e de compreensão.

Nenhum comentário: