sexta-feira, 29 de junho de 2018

CPB e CEFAN, da Marinha, assinam acordo de cooperação no Rio de Janeiro

Marco Antônio Teixeira/CPB/MPIX
Imagem

Por CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) assinaram nesta quinta-feira, 28, em cerimônia na Fortaleza São José, no Rio de Janeiro, um acordo de cooperação entre as duas instituições para o desenvolvimento do esporte paralímpico entre crianças e adolescentes com deficiência, de 10 a 18 anos, na capital fluminense.

Estiveram presentes no encontro, pelo CPB, o 2º vice presidente, Ivaldo Brandão, o diretor técnico adjunto, Jonas Freire, e o diretor de marketing e comunicação, Diogo Mourão. Pelo CEFAN, o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Alexandre José Barreto de Mattos, o Coordenador Geral do Programa Olímpico da Marinha, Vice Almirante Paulo Cesar Stingelim Guimarães, o Presidente da Comissão de Desportos da Marinha e Comandante do CEFAN, Contra Almirante Pedro Luiz Gueiros Tauloi, o assessor de Relações Institucionais do CEFAN, Capitão de Mar e Guerra Luiz Carlos Pinheiro Serrano, e o Vice Presidente da Comissão de Desportos da Marinha, Capitão de Mar e Guerra José Reis.

"Estamos plantando a primeira semente de uma ação muito importante. A implantação do centro de referência no CEFAN deve ser levado como exemplo para o resto do Brasil. A frente dele estão pessoas em que confiamos e o CPB está à disposição para compartilhar toda a expertise.", disse Ivaldo Brandão, 2º vice presidente do CPB.

“Qualquer espaço militar é um espaço da sociedade e que tem que ser aproveitado pela sociedade. E este convênio é uma forma muito nobre de aproveitar este espaço, que é o CEFAN. Acreditamos muito nessa cooperação. Precisamos de mais demonstrações como esta de que é possível realizar um trabalho que possa mudar a comunidade” , completou o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Alexandre José Barreto de Mattos.

O acordo estabelece que o CPB será responsável por capacitar os profissionais de educação física do CEFAN, além de emprestar/e ou adquirir equipamentos para as atividades e para a adequação estrutural do local, onde serão realizadas as atividades de quatro modalidades: atletismo, esgrima, halterofilismo e natação.

Segundo o acordo, os cursos de capacitação dos profissionais começarão no final de julho, de forma que as crianças e adolescentes já possam ser atendidos nas instalações do CEFAN para o início das atividades no segundo semestre de 2018. A seleção dos participantes começará em setembro e, o plano de atividades, em dezembro.

O CEFAN, localizado na zona norte do Rio, possui uma área de aproximadamente 225.000m2 e conta com várias instalações esportivas. Lá, são desenvolvidos projetos e programas comunitários e, também, as atividades do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM).

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: