sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Projeto Diversidade na Rua apresenta novo site

Iniciativa da Mercur reúne pessoas e entidades interessadas em promover acessibilidade e inclusão por meio da criação de recursos de Tecnologia Assistiva

Imagem: Diversidade na Rua
Uma tela de smartphone em frente a uma tela de computador

Para aproximar sua rede de colaboração e facilitar o acesso a recursos de Tecnologia Assistiva, o Projeto Diversidade na Rua, da Mercur, lançou um novo site. Com design moderno e intuitivo, a grande novidade é a seção  Cocriações O espaço disponibilizado à rede colaborativa do projeto também foi remodelado e agora é possível visualizar e filtrar o perfil das pessoas participantes e também das  Instituições Amigas

O site  www.diversidadenarua.cc aproxima pessoas focadas em buscar soluções para a inclusão e a acessibilidade que participam com ideias, com depoimentos, com a expressão de necessidades que podem vir a ser atendidas a partir da criação de recursos de Tecnologia Assistiva. Para mostrar os motivos e o processo de criação de cada um dos 21 itens que já foram desenvolvidos, a seção “Cocriações” apresenta uma linha do tempo que vai desde o protótipo do produto até a versão final, além da legitimação e melhorias. No local é possível saber mais sobre o Engrossador em Discos, o Borrachão, entre outros produtos.

Em três anos a rede do Projeto cresceu muito e hoje reúne pessoas e entidades de vários lugares do País e do mundo. Para facilitar essa conexão, a seção Rede foi repensada a fim de fornecer informações mais completas sobre o usuário, como profissão e localização, o que favorece filtros e facilita novos relacionamentos a partir de necessidades ou interesses em comum.

As ferramentas de acessibilidade da plataforma também foram aperfeiçoadas com recursos como o aumento ou diminuição do texto e o tradutor de Libras. A maior novidade é o alto contraste, que possibilita trocar a cor do fundo e das fontes do site, provocando o contraste necessário para quem tem visão reduzida. A ideia da Mercur é garantir a todos a melhor possibilidade de acesso às informações.

Instituições Amigas
Em um primeiro momento, os recursos criados foram vendidos apenas pela Loja Mercur e nos encontros presenciais. Durante a caminhada do projeto, percebeu-se que as pessoas precisam experimentar os recursos antes de adquiri-los, de preferência junto a um profissional especializado. A partir desta constatação, foi construído com a rede um novo modelo de acesso, chamado de  Instituições Amigas.

“A Instituição Amiga é uma entidade ou empresa que tem como propósito ampliar o acesso à Tecnologia Assistiva para quem precisa. Nestes locais também se promove experimentação facilitada por terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ou rede de apoio. Assim é possível disponibilizar o recurso mais adequado para atender às necessidades das pessoas com deficiência e/ou baixa mobilidade, idosos e seus familiares”, explica Silda Santos, uma das coordenadoras do Projeto. Ela relata também que o Diversidade na Rua possui uma rede fiel e conectada a todos os pontos do projeto e que por isso a remodelação do site vai favorecer ainda mais relacionamentos que querem construir a mudança no mundo da inclusão.

O Diversidade na Rua
Desde que começou a repensar seu papel enquanto indústria, a Mercur passou a buscar formas de entender as reais necessidades das pessoas e a disponibilizar seu conhecimento e estrutura para oferecer acesso a serviços que tenham significado para todos. Hoje, a partir do projeto Diversidade na Rua, faz isto por meio da criação de recursos de Tecnologia Assistiva e de serviços e sistemas, de uma maneira colaborativa. Com base em Santa Cruz do Sul, onde a Mercur está, o projeto circula pelo Rio Grande do Sul e também já esteve em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro realizando oficinas de cocriação e legitimação de recursos de Tecnologia Assistiva com terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, estudantes de diversas áreas, pessoas com deficiência ou em reabilitação e seus familiares.

Nenhum comentário: