sexta-feira, 26 de março de 2010

Entidades realizam movimento em favor dos autistas na cidade de Dourados

No dia 1º de abril será realizada uma parada em favor dos direitos dos autistas, a partir das 8h na Praça Antônio João, e das 19h no Shopping Avenida Center.

O Grupo de Estudos e Apoio a Profissionais e Pais de Autistas (Geappa) e o Movimento Luta e Trabalho pelos Direitos dos Autistas (MLTDA) realizam no dia 1º de abril, evento em favor dos direitos dos autistas com uma parada que acontece a partir das 8h, na Praça Antônio João, e a partir das 19h no Shopping Avenida Center, em Dourados.

Entre os objetivos dos grupos está o de conscientizar a população e buscar o apoio na luta pelos os direitos dos autistas e reivindicar aos órgãos públicos que tais direitos sejam respeitados e atendidos.


Autismo

É uma disfunção neurológica que não tem cura e o melhor tratamento é a estimulação em todas as áreas. Sabe-se que ele afeta o desenvolvimento relacionado à comunicação, interação social e imaginação e que, na maioria das vezes, dificulta o exercício da vida autônoma, dentro dos padrões ditados pela “normalidade”, daí a necessidade de que a criança seja estimulada e atendida o mais cedo possível.

Pesquisas recentes revelam que a proporção da incidência do autismo é de 1 em cada 175 nascimentos. Apesar de ser uma das síndromes que mais cresce na atualidade, em nossa cidade e em nossa região, não há um centro de atendimento especializado para tratamento dessas crianças.


MS Notícias
Dourados - Mato Grosso do Sul, 25/03/2010

Matéria postada no blog da APNEN: 26/03/2010

Nenhum comentário: