quinta-feira, 18 de março de 2010

Maior Rede de Cinemas do Brasil acusada de ser inacessível

Cinemark é denunciado por descumprir acessibilidade em MS.

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) protocolou na manhã desta quarta-feira (17/03) representação na Promotoria de Justiça da Cidadania de Campo Grande contra a rede de cinemas Cinemark. O deputado denuncia o não cumprimento da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, a Lei da Acessibilidade.

Segundo o parlamentar, o cinema em Campo Grande não oferece às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida itinerários que comuniquem horizontalmente e verticalmente todas as dependências e serviços do local, entre si com o exterior. Ainda segundo o deputado, no interior das salas de projeção não há rampas ou elevadores, que permitam aos expectadores com deficiência assistir aos filmes com mais conforto.

“Os acessos aos locais mais elevados são constituídos de escadas, de modo que consumidores cadeirantes ou com mobilidade reduzida são obrigados a se acomodar num pequeno espaço da primeira fileira de poltronas. É a popularmente denominada ‘turma do gargarejo’, que tem extrema dificuldade e desconforto para assistir aos filmes e ler as legendas”, cita o parlamentar no documento.

Paulo Duarte entregou pessoalmente a representação à promotora de Justiça, Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah, que vai comunicar os representantes do Cinemark e pedir a adequação do espaço na Capital, antes de dar início à Ação Civil Pública. Segundo a promotora, até o início do mês de abril a empresa deve se pronunciar sobre o problema e apresentar uma solução, e caso não haja resposta, dará início à Ação Civil Pública.

O deputado Paulo Duarte espera que o fato sirva de exemplo para outros empreendimentos da Capital e do Estado, principalmente para os espaços públicos que ainda não cumprem a Lei da Acessibilidade. “A empresa cumpre a lei em outros estados, como São Paulo, por exemplo, porque desrespeita-la em nosso estado. A lei existe para ser cumprida”, afirmou Duarte.

Cinemark – Segundo informações da própria rede, o Cinemark é uma empresa multinacional com sede nos Estados Unidos da América (EUA), onde é a segunda maior cadeia exibidora de cinema do mundo e está presente em outros 12 países. Maior rede de cinemas no Brasil, a empresa atua no País desde 1997 e hoje opera 412 salas em 50 complexos distribuídos em 27 cidades brasileiras. A rede já vendeu mais de 200 milhões de ingressos e faturou cerca de R$ 360 milhões só no ano de 2008.

MS Notícias
Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 17/03/2010

Matéria postada no blog da APNEN: 18/03/2010

Nenhum comentário: