terça-feira, 23 de março de 2010

Menorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência

Exposição promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, tendo como objetivo mostrar que a sociedade pode ser para todos.

Pautada no seu objetivo de incetivar, implementar e acompanhar as políticas públicas, no que se refere às pessoas com deficiência, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo preparou a Exposição "Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência". Tendo como curadora Elza Ambrósio, a Exposição tem o intuito de celebrar as vitórias e fomentar discussões, debates e pesquisas que inspirem ações na perspectiva da construção de uma sociedade para todos.

O "Memorial da Inclusão" reúne documentos diversos como: manuscritos; fotos de reuniões e encontros municipais, estaduais e nacionais; boletins, jornais e revistas do segmento; livros; depoimentos e documentários diversos. Além dos resgistros que expressam a história do movimento social do segmento, o "Memorial" traz painéis que retratam a especifidade da história de cada deficiência - visual, auditiva, intelectual e física - em seus aspectos educacionais, tecnológicos, culturais, de reabilitação, entre outros temas.

Esta primeira mostra de documentos sobre os caminhos da pessoa com deficiência no processo de inclusão social, procura representar, ao mesmo tempo, aspectos da organização social na busca de igualdade dos direitos civis e fragmentos do convívio familiar e social das pessoas com deficiência.

Os documentos reunidos foram selecionados por militantes de reconhecida atuação no movimento das pessoas com deficiência, e pretendem ser o retrato de uma época e uma homenagem aos que protagonizaram esta história. Não se pretendeu esgotar o assunto, ao contrário, reconhecemos a necessidade de aprofundar as pesquisas, apliar os registros e fortalecer o compromisso de dar visibilidade à luta em favor das pessoas com deficiência.


Organização

A exposição organizou os documentos por painéis assim dispostos:

01. Movimento Social;
02. Sociedade e suas linguagens;
03. Direitos;
04. Destaques;
05. Eliminar estigmas, derrubar preconceitos e quebrar barreiras;
06. Conselhos e Coordenadoria;
07. Os sentidos na comunicação (auditivo);
08. Os sentidos na comunicação (visual);
09. 1981 - Ano Internacional das Pessoas Deficientes;
10. Do assistencialismo à participação social;
11. Do asylamento à autonomia;

Vale a pena fazer uma visita.

Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP

Tel.: (11) 5212.3700

Mais informações pelo site http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/



Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo
São Paulo - SP, 22/03/2010

Matéria postada no blog da APNEN: 23/03/2010

Nenhum comentário: