quinta-feira, 1 de abril de 2010

Basquete cadeirante é fator de inclusão social

Equipe de basquete sobre cadeira de rodas da Apedef Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes Físicos recebe apoio do grupo MM Mercado Móveis e se destaca no esporte

Apedef, pioneira em eventos cadeirantes nos Campos Gerais.

Nelson Comel

Levantar uma bandeira para a importância da inclusão do deficiente através do esporte foi o principal fator que levou o grupo MM Mercado Móveis a apoiar a partir de 2008 equipe de basquete sobre cadeira de rodas da Apedef Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes Físicos. A entidade, presidida por Noel Kostiurezko, trata também de outras modalidades como tênis de mesa, atletismo, bocha e tiro, mas é no basquete que tem encontrado adesão, crescimento e representatividade como modalidade coletiva adaptada.

A partir de 2009, movido pela empolgação do grupo de deficientes, que treinava de forma amadora antes do investimento da empresa, o superintendente do grupo MM Mercado Móveis, Márcio Pauliki, decidiu contratar um técnico para a equipe. Ben Hur Chiconato, com passagens vitoriosas em várias seleções locais e clubes da cidade, foi o nome escolhido, e a partir daí iniciou-se um trabalho mais específico, com o objetivo de dar espírito competitivo a equipe do MM/Apedef. O primeiro grande resultado veio em novembro do ano passado, quando os pontagrossenses terminaram o estadual da modalidade com a terceira colocação. Em 2010 o projeto de estruturação da equipe foi ampliado, e hoje, além dos uniformes para treinamento, comissão técnica, orçamento para despesas em jogos e torneios, o MM/Apedef conta com 18 cadeiras especiais para a prática do basquete.

Hoje o time de basquete do MM/Apedef conclui duas linhas bem distintas e que caminham cada vez mais próximas uma da outra. A Oportunidade Oferecida ao deficiente para que ele se descubra enquanto uma pessoa capaz e em condições de ser respeitada, e também de uma equipe competitiva, hoje com projeção nacional, que leva o nome de Ponta Grossa de forma positiva às quadra de basquete do Brasil.


Paraná Online
Ponta Grossa - Paraná, 31/03/2010

Matéria postada no blog da APNEN: 01/04/2010

Um comentário:

ACQUA disse...

Tomo a liberdade de apresentar dois produtos muito importantes para a inclusão na escola.
Sem sombra de dúvidas ambos podem em muito auxiliar as atividades de alunos e coloboradores cadeirantes.
O primeiro, a ESTAÇÃO E3 foi utilizada pela personagem Luciana na novela VIVER A VIDA. Alí, a E3 foi utilizada como plataforma de informática, porém a estação E3 pode ser utilizada em salas de aula, bibliotecas, telecentros e também adaptada para linhas de produção e atividades produtivas(segue foro em anexo).
O segundo, ELETRO QUADRO, foi desenvolvido e patenteado por um paranaense preocupado com a inclusão e com os problemas de L.E.R. e Burcite nos professores.
Nossa empresa, ACQUA VERTTI COMERCIAL é representante exclusiva dos dois produtos.
Desde já grato pela atenção.
Roberto Façanha
ACQUA VERTTI COMERCIAL/CURITIBA
acquavertti@gmail.com
(click nos links abaixo e assista nossos vídeos)
http://www.youtube.com/watch?v=rgnb5zmHjew
http://www.youtube.com/watch?v=wrZAGM0muOU