quarta-feira, 14 de abril de 2010

Parquinhos devem ter brinquedos adaptados a pessoas com deficiência

Objetivo do projeto é permitir a socialização das crianças com deficiência junto com as demais. Iniciativa deve valer para todo o País.



A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou recentemente a exigência de que playgrounds e parquinhos de todo o País tenham brinquedos adaptados para crianças com deficiência. A medida é prevista no Projeto de Lei 3750/08, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES).

Na opinião da relatora, deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), o projeto vai permitir a socialização das crianças com deficiência junto com as demais. "A inclusão social da pessoa com deficiência demanda prioridade no planejamento e execução de políticas públicas", afirma.

Milhões de deficientes

De acordo com a deputada dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, mostram que 14,5 % da população brasileira tem alguma deficiência. "Isso representa cerca de 24,5 milhões de pessoas", calcula.

Pelaes lembra ainda que, hoje, a maioria dos parques públicos não são adaptados para as crianças com deficiência. "Em muitos casos, essas crianças não podem nem contar com a ajuda dos pais porque muitos dos brinquedos não são acessíveis aos adultos", acrescenta.

Tramitação


A proposta segue para análise conclusiva das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: Agência Câmara

Publicada em 13 de abril de 2010

Matéria postada no blog da APNEN: 14/04/2010










Proposição: PL-3750/2008

Nenhum comentário: