sexta-feira, 23 de abril de 2010

Táxis adaptados para portadores de deficiência já circulam na Capital

Serviço tem mesma tarifa dos táxis comuns e terá quarenta veículos adaptados


Da redação

Portadores de deficiência motora têm uma opção a mais de transporte público na Capital. Vinte e um veículos adaptados para prestar serviço de táxi a este público já circulam na cidade desde março. Outros 19 táxis devem estar nas ruas até maio, conforme o presidente da Etufor, Ademar Gondim. O serviço foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 20, no Paço Municipal.

Os táxis adaptados estão disponíveis nas principais vias da cidade, em qualquer horário e não têm uso restrito a pessoas com deficiência, cobrando a mesma tarifa dos táxis comuns. Os veículos, de modelo Fiat Doblô, obedecem a critérios técnicos exigidos na seleção e possuem uma plataforma elevatória para o embarque e desembarque de pessoa em cadeira de rodas.

Apenas uma cooperativa, a Acessível e Comum Rádio Táxi Cooperativa (AC Coop), presta o serviço até o momento e reúne 25 veículos da frota adaptada, atendendo pelo número (85) 3263-9706.


Gratuidade

Em dois anos foram concedidos 10.704 cartões de gratuidade de transporte à população portadora de deficiência ou restrição de mobilidade, possibilitando mais de 4 milhões de idas e vindas de passageiros, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 20, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atualmente, a Capital possui 380 ônibus e 15 vans com adaptações para pessoas com deficiência motora.

A Etufor orienta aos usuários que denunciem os ônibus adaptados que não pararem para atender passageiros com deficiência. Os usuários podem anotar o horário da infração e o código de cinco dígitos que identifica o veículo, informando à Ouvidoria da Etufor pelo número (85) 3452-9292 ou pelo e-mail ouvidora@etufor.ce.gov.br.

A Etufor ainda realiza outras medidas para garantir a acessibilidade de portadores de deficiência no transporte público, como a ampliação do Posto de Atendimento à Gratuidade em sua própria sede (avenida dos Expedicionários, 5.677, Vila União), reformas nos terminais de ônibus e acessibilidade nas obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor).


Serviço

Mais informações sobre como conseguir o cartão de gratuidade ao deficiente físico podem ser encontradas no site da Etufor: www.etufor.ce.gov.br/index.asp?pagina=pcdeficiencia.asp


O Povo
Fortaleza, 22/04/2010

Matéria postada no blog da APNEN: 23/04/2010

Nenhum comentário: