terça-feira, 1 de junho de 2010

Inscrições abertas para visita ao Memorial da Inclusão

Inscrições para a visita promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Espaço da Cidadania podem ser realizadas até o dia 2 de junho pela internet. Visitação ocorrerá no dia 8 do mesmo mês.


Da Assessoria

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Espaço da Cidadania convidam para a visitação ao "Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência", no próximo dia 8 de junho, às 9h00. Estão convidados os representantes de empresas, sindicatos, professores, entidades especializadas, Conselhos e órgãos públicos que buscam informações para ampliar e reforçar ações de inclusão. São necessárias inscrições e as vagas são limitadas.

Ação inédita da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Memorial da Inclusão é o maior e o mais completo acervo histórico da América Latina sobre inclusão. "A transformação da sociedade retrata a conquista dos direitos da pessoa humana com foco na pessoa com deficiência e seus familiares e reflete-se nos profissionais da saúde, educação e cultura, enfim, em toda a sociedade", afirma a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

Um dos destaques, a Sala Preparatória dos Sentidos, é um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. A ideia é que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão e audição.

A visitação abre a oportunidade de reflexão e atualização sobre importantes questões relacionadas ao segmento, como a publicação da Portaria 546/2010, do Ministério do Trabalho, que pode impulsionar a fiscalização da Lei de Cotas e a Portaria CONATRAN 659/2009, que garante às pessoas com deficiência o direito de dirigir automóveis, camionetas, utilitários, microônibus e ônibus, configurando-se em maior presença das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade.

Mais informações no telefone (11) 3685-0915.


Fechado para Reforma

A visita coletiva do dia 8 de junho será a primeira ao Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência, após período de manutenção, de 17 de maio a 6 de junho.

O objetivo do Memorial da Inclusão é reunir documentos e imagens referentes aos movimentos de luta das pessoas com deficiência, bem como objetos relacionados ao segmento e alusivos ao tema, para que não se perca a história sócio-política das pessoas com deficiência no Brasil e suas conquistas.

A exposição tem recebido visita de público heterogêneo, reafirmando seu caráter democrático e espaço permanente de debates e reflexões sobre o assunto, o que favorece a remoção de estigmas e reelaboração de paradigmas relacionados às pessoas com deficiência.

Quando reabrir, no dia 07/06, o horário para visitas será das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.


Serviço

Visita ao Memorial da Inclusão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Vagas Limitadas.

Data: 08/06/2010, das 9h30 às 12h00.

Local: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP - próximo à estação do metrô e da CPTM.

OBS: Em virtude do feriado que se aproxima, as inscrições estão abertas até dia 02/06/2010 pelo e-mail ecidadania@ecidadania.org.br

Mais informações no telefone (11) 3685-0915.


Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
São Paulo, 31/05/2010
Matéria postada no blog da APNEN: 01/06/2010

Nenhum comentário: