quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oi, inclusão!

Menina com síndrome de Down participa de comercial da Oi.

Patricia Almeida

A Oi preparou um comercial em que a criança que aparece no final dizendo "Oi", marca registrada das campanhas da operadora, é a Iara, uma menina com síndrome de Down.

Nada de mais, podem pensar alguns. Mas por trás desta imagem existe uma articulação do Instituto MetaSocial, que atua há mais de 16 anos no Brasil na direção de uma sociedade para todos. Usando os meios de comunicação, o MetaSocial procura formas de induzir no inconsciente coletivo a noção de que "Ser Diferente é Normal", ou seja, todos são diferentes. Mas que a diferença não deve impedir ninguém de ter os mesmos direitos.

O anúncio da Oi é mais um esforço da chamada publicidade inclusiva, iniciativas de ação afirmativa dentro da propaganda visando trazer a diversidade para uma área que sempre se caracterizou pelas imagens padronizadas do belo e do perfeito.

Com certeza a menina Iara, com sua graça e alegria, naqueles poucos segundos no final do filme, sem chamar a atenção nem fazer alarde, consegue levar muito longe a mensagem de que ela, e qualquer pessoa, pode e deve estar em todos os lugares. Até o dia em que isso aconteça de forma natural.

Parabéns a Oi e a Agência NBS por seu pioneirismo.


Assista à propaganda em: www.youtube.com/watch?v=D7eXQeVZNDM

Fonte:
Inclusive
23/06/2010
Matéria postada no blog da APNEN: 24/06/2010.

Nenhum comentário: