quinta-feira, 22 de julho de 2010

Em um ano, SP quintuplica capacitação de pessoas com deficiência

Número de pessoas com deficiência capacitadas pelo programa saltou de 222 em 2008 para 1.272 no ano passado.
Da Redação
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência revelou que, apenas um ano após o lançamento do PEQ (Programa Estadual de Qualificação), o número de pessoas com deficiência capacitadas pelo programa saltou de 222 em 2008, ano de lançamento do PEQ pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, para 1.272 no ano passado.

As áreas de cursos que as pessoas com deficiência mais participam pelo PEQ são: auxiliar de escritório (334), assistente administrativo (137), porteiro (103), recepcionista (101) e atendente de lanchonete (88).

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, diz que, “ao colocar uma pessoa com deficiência dentro do mercado de trabalho, transformamos a questão da sustentabilidade do mercado e do emprego numa questão real. Quando se insere as pessoas no mercado de trabalho, também se alivia o sistema previdenciário e existe a inclusão efetiva dessa pessoa na sociedade, fazendo-a contribuir com a produção de riquezas no país”.

Lançado em junho de 2008 pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, o Programa Estadual de Qualificação (PEQ) oferece cursos de capacitação em diversas áreas de trabalho, com o objetivo de aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

No ano de seu lançamento, o Programa beneficiou 26 mil pessoas e em 2009, 43 mil. A previsão é que em 2010 sejam oferecidas mais de 60 mil vagas em 154 cursos gratuitos em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing.

Fonte:http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=29471
Jornal A Hora Online - São Paulo, 21/07/2010

Matéria postada no blog da APNEN: 22/07/2010

Nenhum comentário: