quarta-feira, 14 de julho de 2010

Rondonópolis recebe projeto que estimula inclusão de pessoas com deficiência

Senai realiza em 16, 17 e 18 de julho, das 10h às 22h, eventos de sensibilização quanto à inclusão de pessoas com deficiência.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondonópolis) realiza este mês um evento de sensibilização de indústrias da região quanto à inclusão de pessoas com deficiência. A iniciativa inclui as oficinas ‘Vendo Além dos Olhos’ e ‘Libras’ e a palestra ‘Quebra de paradigmas na inclusão de pessoas com deficiência’. As ações serão realizadas dias 16 a 18 de julho, no Rondon Plaza Shopping, das 10h às 22h. A expectativa é de público de aproximadamente 500 pessoas, entre empresários e colaboradores de indústrias, além de visitantes do shopping.

A tenda ‘Vendo Além dos Olhos’ simula situações cotidianas e sensibiliza colaboradores de empresas quanto às experiências vividas por pessoas cegas. Entre as atividades estão montar uma mesa de jantar e criar embalagens para presentes, tudo com os olhos vendados. O público ainda vive situações em que precisa identificar objetos com o tato ou reconhecer alimentos apenas sentindo o cheiro. A oficina de ‘Libras’ ensinará ao público um pouco da Língua Brasileira de Sinais e a palestra ‘Quebra de paradigmas na inclusão de pessoas com deficiência’ trata da sensibilização de indústrias para inserção destas pessoas no mercado de trabalho.

As duas ações (oficina e palestra) integram o projeto ‘Indústria para Todos’, do Programa Indústria em Ação (PIA), e oferece apoio às empresas para adequação e cumprimento das leis de cotas e da acessibilidade, orientando sobre as determinações legais relativas à contratação, adequação e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Este ano, o projeto já beneficiou indústrias e população das regiões de Cuiabá, Sinop, Cáceres, Juína e Barra do Garças por meio das unidades operacionais do Senai-MT de cada município.

Fonte: http://www.tosabendo.com/
13/07/2010
Matéria postada no blog da APNEN: 14/07/2010

Nenhum comentário: