segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Nova Odessa tem ampla programação para a ‘Virada Inclusiva’, que continua neste sábado

Diversas atividades marcaram nesta sexta-feira, 3 de dezembro, a “Virada Inclusiva – Participação Plena”, ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para comemorar o Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que foi abraçada pela Prefeitura de Nova Odessa. As ações desenvolvidas pela Prefeitura e entidades da cidade para comemorar a data continuam neste sábado, 4 de dezembro.

O Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi comemorado neste dia 3 de dezembro. Porém, o objetivo da Secretaria é que as cidades organizassem atividades nesta sexta e no sábado.

Em Nova Odessa, as atividades que marcaram o primeiro dia da Virada começaram na Prefeitura. O Setor de Promoção Social organizou uma palestra especial para 50 jovens beneficiados dos programas AçãoJovem e ProJovem Adolescente, ministrada pelos membros da APNEN (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa). Da Associação, conversaram com os beneficiados o presidente Nelson Colato, o vice-presidente Carlos Raugust e Renato Raugust, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa. A palestra teve como tema “A Acessibilidade Urbana”.

O Centro de Promoção à Saúde e Reabilitação da Secretaria de Saúde também realizou uma atividade especial na Virada. Os pacientes vítimas de AVC que são acompanhados pelo Centro, e seus familiares, assistiram a uma palestra com a fisioterapeuta que acompanha o médico neurologista da Secretaria de Saúde, Márcia Cristina Pinezi. Sem eu discurso, Márcia foi concisa. “Não é porque as pessoas é portadora de alguma necessidade ou está doente que ela não pode se integrar com a sociedade, e isto deve começar dentro da própria família”, disse.

“O que as duas palestras desta sexta-feira ressalvaram é que todas as pessoas são iguais, todos somos cidadãos, e todos temos os mesmos direitos. Para termos um Brasil mais humano e mais justo, temos que fazer com que o deficiente se integre na vida em comunidade”, comentou a vice-prefeita Salime Abdo.

Apae

Os alunos da Apae também foram personagens da Virada Inclusiva. Para comemorar o Dia Internacional do Direito da Pessoa com Deficiência, a entidade organizou uma visita especial ao Parque Ecológico de Americana.

Segundo a diretora da Apae, Maria Tereza Casazza, no Zoológico, os alunos participaram de atividades de orientação com os animais, atividades físicas, contato com diferentes espécies de plantas e um piquenique especial com comidas adaptadas a patologia de cada aluno.

“Os alunos interagiram com os visitantes do Parque, numa forma de inclusão social, mostrando que é possível e de direito, uma integração social de forma saudável e tranqüila, ocupando um espaço que também é deles”, destacou a diretora.

Sábado

As atividades da Virada Inclusiva continuam neste sábado. As Escolas de Ensino Fundamental de Nova Odessa realizam neste sábado o projeto Escola Aberta, com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos durante todo o ano. O objetivo do Escola Aberta é que os pais e a comunidade interajam com os alunos em visita à escola.

Destaque na Virada Inclusiva está a EMEFEI (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Prefeito Simão Welsh, no Jardim Santa Rita. Prova de que a inclusão é realizada em Nova Odessa é que a escola possui 17 alunos incluídos, cada um com uma patologia diferente e que convivem diariamente com os demais alunos.

“Neste sábado, vamos expor o resultado desta inclusão que é realizada durante todo o ano. Estes 17 alunos, assim como todos os outros, terão seus trabalhos expostos e seus pais e a comunidade já foram convidados para partilhar este dia, e estas conquistas, com eles”, declarou a vice-diretora da EMEFEI, Paula Alves Mondini. Na escola, as exposições ficarão abertas das 8 ás 10 horas.

A Apadano (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) também tem espaço nas comemorações. Às 10 horas a Associação, em parceria com as coordenadorias de Meio Ambiente e Cultura e Turismo da Prefeitura organizam a exibição dos curtas metragens do DIA (Dia Internacional da Animação), que são especiais para deficientes auditivos. A sessão de cinema especial acontece no CEAM (Centro de Educação Ambiental) do Parque Ecológico Isidoro Bordon.

Para encerrar as atividades neste sábado, a CEL (Coordenadoria de Esportes e Lazer) e a APNEN organizam uma partida demonstrativa da modalidade tênis adaptado, que atende, com uma escolhinha especial, quatro integrantes da APNEN. A participação esportiva na Virada acontece no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, às 14 horas.

Mirela Leme

Fonte: http://www.novaodessa.sp.gov.br/ - 03/12/2010

APNEN, colaborando na divulgação desta matéria: 06/12/2010.

Nenhum comentário: