terça-feira, 15 de março de 2011

Candidata cega é barrada em prova

Joyce Carla - do Agora

APNEN, colaborando na divulgação desta matéria: 15/03/2011


A desempregada Camila Muniz Lima, 25 anos, de Taipas (zona leste), afirma que se inscreveu para o vestibular da Faculdade Sumaré deste ano, mas não pôde fazer a prova por ser deficiente visual.

Faculdade cancela prova
Segundo a leitora, a faculdade alega ser proibida pelo MEC (Ministério da Educação) de receber alunos com deficiência. "Me inscrevi, mas não pude prestar o vestibular."

Camila conta que se inscreveu pelo telefone. "Informei que sou deficiente visual e que precisaria de alguém para aplicar a prova. A atendente disse que não haveria problema e marcou o teste para o dia 21 de janeiro."

De acordo com a leitora, a prova não aconteceu na data marcada porque ela não recebeu o boleto a tempo.

"No dia 24 daquele mês, eu liguei para remarcar a prova e fui informada de que a faculdade não poderia aceitar a minha inscrição porque o MEC a proibia de receber alunos deficientes", conta Camila.

A desempregada diz que é deficiente visual desde que nasceu e que sempre estudou em escolas normais. "Cheguei a começar uma faculdade normal. Nunca tive problema em acompanhar os estudos. Só precisaria de uma pessoa para aplicar a prova oral para mim", conta.
Faculdade Sumaré informa que não possui ferramentas adequadas para atender às limitações visuais de Camila.

Candidata cega é barrada em prova

A faculdade afirma que consegue receber alunos com baixa visão, mas não aqueles sem visão alguma.

Segundo a Faculdade Sumaré, em nenhum momento foi dito que o MEC proibiu a recepção de alunos deficientes, pois o ministério não faz esse tipo de proibição. A faculdade diz que tomou as providências para que a reclamante receba o valor pago.

Ao Agora Camila disse que entrou na Justiça contra a faculdade.
Faculdade Sumaré informa que não possui ferramentas adequadas para atender às limitações visuais de Camila.

Faculdade Sumaré
Tel.: (0/xx/11) 3067-7999

Fonte: http://www.ligeirinhodoradio.com/2011/03/candidata-cega-e-barrada-em-prova.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+LigeirinhoDoRdio+%28LIGEIRINHO+DO+R%C3%81DIO%29

Nenhum comentário: