domingo, 17 de abril de 2011

Cirurgia com células-tronco pode devolver movimentos aos pacientes

Numa terapia inédita no país, as células são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e podem se transformar em vários tipos de tecido.

APNEN, colaborando na divulgação desta matéria: 17/04/2011

Uma técnica usada pela primeira vez no Brasil pode devolver alguns movimentos a pacientes que ficaram paralíticos. Médicos realizaram na última quinta-feira (14), em Salvador, a cirurgia inédita: implantaram células-tronco em um policial militar.
A caminho da sala de cirurgia, um policial militar de 45 anos que ficou paraplégico em 2006 depois de cair de um telhado. O PM recebeu injeções de células-tronco mesenquimais diretamente no local onde a medula foi atingida. A técnica, segundo os pesquisadores, nunca tinha sido usada no país.
O método começou a ser desenvolvido há seis anos por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz em um hospital de Salvador, onde fica um dos mais modernos centros de terapia celular da América Latina. As células mesenquimais são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e podem se transformar em vários tipos de tecido.
Na primeira fase da pesquisa, cães e gatos com paralisia nas patas traseiras receberam injeções dessas células. Todos apresentaram melhora na musculatura que controla o fluxo de fezes e urina, e mais da metade recuperou a sensibilidade e a força nas patas.


Até o fim do ano, outras 19 pessoas com paralisia já selecionadas serão submetidas a esse mesmo tipo de cirurgia. Depois de operadas, todas irão fazer fisioterapia por seis meses para fortalecer a musculatura atrofiada e serão acompanhadas pela equipe nos próximos dois anos.
Os médicos esperam que, daqui a um tempo, os pacientes consigam, pelo menos, realizar alguns movimentos.
“Estamos iniciando uma nova terapia, uma nova forma de tratar o paciente. Hoje em dia a medicina não tem uma terapia eficiente para tratá-los. Qualquer melhora que possa estar aumentando a qualidade de vida desse paciente, para nós, já vai ser um ganho”, explica o neurocirurgião Marcus Vinícius Mendonça.

Clique aqui e assista ao video >>http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1485496-7823-TECNICA+PODE+DEVOLVER+ALGUNS+MOVIMENTOS+A+PACIENTES+QUE+FICARAM+PARALITICOS,00.html Células Mesenquimais

Fonte: http://deficientesunidos.blogspot.com/2011/04/cirurgia-com-celulas-tronco-pode.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DeficientesUnidos+%28Deficientes+Unidos%29

16/04/2011 - Imagem Internet

2 comentários:

Anônimo disse...

ola meu nome e italo queria saber como faço para fazer uma cirugia dessa queria ter uma chance levei um tiro e machucou minha medular, o bom que tenho refexo nas pernas mas nao consigo meche elas isso e muito dificil eu sei que vou volta a anda de novo mas preciso de ajuda queria ser voluntario para essa esperiencia muito obrigado vou deicha meu imeil ser eu tiver uma chance : zoiudo.com.br@hotmail.com

APNEN de NOVA ODESSA disse...

Olá Italo bom dia!!

Esta matéria, foi postada em nosso blog colaborando na divulgação desta matéria,estou enviando um link, onde você pode entrar em contato e solicitar mais informações.
http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=faleconosco_formulario&natureza=Solicitação

Grato pelo contato