quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Deficiente visual mapeia obstáculos para suprir omissão da prefeitura

Pedagogo usa a saída para diminuir acidentes. Problema, muitas vezes, é falta de padronização nas ruas.

04/02/2012 - EPTV

Na falta de soluções do poder público, o jeito encontrado pelo pedagogo Devanir de Lima foi mapear os obstáculos que os deficientes visuais encontram para andar na região central de Campinas. Uma forma de diminuir o número de acidentes, já que os deficientes encontram postes, latas de lixo, barracas de camelôs, caixas de correios, buracos e outros obstáculos.

“A gente procura ajudar o pessoal. Temos alguns problemas arquitetônicos na cidade, como calçadas estreias, então a gente sempre fala, vai pela Rua Conceição, utiliza a Avenida Francisco Glicério, ou General Osório, porque as calçadas são mais largas”, exemplifica Lima.
A equipe da EPTV caminhou pela região central da cidade com um grupo de deficientes visuais e constatou que as dificuldades são muitas. “Se você for andar pela Barão de Jaguara, Doutor Quirino, Luzitana e Ferreira Penteado, são calçadas estreitas e os postes ficam no meio. Às vezes acontecem acidentes, bater em um poste, orelhão, lixeira”, diz o pedagogo.
Padronização
O problema, muitas vezes, é a falta de padronização. As lixeiras, por exemplo, não tem lugar definido para serem afixadas, e confundem os deficientes visuais que acabam esbarrando. Todos tem pelo menos uma história desagradável para contar.
“Em 4 de janeiro, recentemente, fui tirar um passaporte na Polícia Federal e na volta tive problema, a rua é estreita, curvada e além disso tem um poste no meio da calçada. Quando fui dar os primeiros passos, voltando, eu tropecei numa saliência imensa e um cidadão me contou que era um bueiro. Fui com o rosto no chão”, relata o músico Léo Soares.
A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que a administração tem preocupação em adaptar as ruas da cidade para pessoas com deficiência, mas não soube informar se existe algum projeto específico para deficientes visuais.

Fonte:http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,391865,Deficiente+visual+mapeia+obstaculos+na+regiao+central+Campinas.aspx

Nenhum comentário: