domingo, 18 de março de 2012

Sul-africano portador de deficiência consegue índice para Londres

Oscar Pistorius corre com próteses e fez tempo para disputar a prova de 400 metros. Atleta ainda aguarda decisão da federação.
iG São Paulo
Oscar Pistorius consegiu índice para disputar as Olimpíadas de Londres 
Foto: Getty Images

Primeiro atleta portador de deficiência a disputar um Mundial de Atletismo, Oscar Pistorius está bem próximo de fazer história novamente. Neste sábado, o sul-africano conseguiu o índice para participar dos Jogos Olímpicos de 2012, ao percorrer 400 metros no tempo de 45s20, em prova disputada em Gauteng North (África do Sul).


Deixe o seu recado e comente a notícia


“Estou extremamente feliz por ter conseguido a classificação olímpica. É um grande momento para mim e tentarei dar meu melhor", afirmou Pistorius, que classificou de "momento mágico" o instante em que cruzou a linha de chegada. 




               VEJA TAMBÉM: "Vantagem" de Pistorius sobre rivais não é consenso


Pistorius ainda aguarda uma confirmação da Federação Sul-africana de Atletismo para ter certeza que é o dono de uma das vagas da equipe que vai a Londres.
O sul-africano tem 26 anos e corre com próteses nas duas pernas. Ele é recordista mundial nos 100 m, 200 m e 40 0m rasos para portadores de deficiência na classe T44. Ele teve as duas pernas amputadas quando tinha 11 meses idade.


No Mundial de Atletismo, em 2011, Pistorius chegou até às semifinais dos 400 m, quando foi eliminado. Antes, em 2008, ele tentou se classificar para as Olimpíadas de Pequim. O caso virou polêmica, já que a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) o proibiu de competir em provas fora do calendário paralímpico. 


INFOGRÁFICO: Conheça Oscar Pistorius, primeiro paralímpico a disputar um Mundial


“Está proibido o uso de qualquer dispositivo técnico que incorpore molas, rodas ou qualquer elemento que dê a seu usuário vantagem sobre outro atleta que não possui tal dispositivo”, diz o regulamento da entidade. Em maio do mesmo ano, após apelação do corredor, a CAS (Corte Arbitral do Esporte) anulou a decisão e Pistorius seguiu disputando competições fora do calendário paralímpico.


Em 2012, o sul-africano foi homenageado com o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte.
Pistorius foi amputado quando tinha 11 meses e corre com próteses nas duas pernas -Foto: Getty Images


Fonte:http://olimpiadas.ig.com.br/sulafricano-portador-de-deficiencia-consegue-indice-para-londres/n1597698006689.html

Nenhum comentário: