quarta-feira, 4 de abril de 2012

Atleta paraolímpica é criticada por fazer ensaio sensual para bancar treinos

Do Blog da Redação
Do UOL, em São Paulo



Maya Nakanishi encontrou uma forma diferente para arrecadar fundos para seu treinamento para os Jogos Paraolímpicos de Londres-2012: a japonesa fez um ensaio seminua que está sendo vendido na forma de calendário. A atitude, entretanto, não escapou de algumas críticas.
Aos 26 anos de idade, Maya ouviu dos críticos que ela estaria humilhando pessoas portadoras de necessidades especiais por exibir sua perna amputada. “Quero transmitir a mensagem de que [a prótese] é algo bonito, e não algo que você deva ter vergonha de vestir”, argumentou a atleta que competiu em Pequim-2008.
A japonesa treina nos Estados Unidos e gasta, mas os custos (em torno de 15 mil dólares) eram muito altos para ela, que chegou a dormir no carro por falta de dinheiro. No país, os atletas paraolímpicos recebem pouco apoio do comitê olímpico e muitas vezes precisam pagar os custos do próprio bolso.
O calendário foi a forma que Maya encontrou para viabilizar seu sonho, pelo menos financeiramente. “Não importa o quanto desprezo e ofensas eu receba pelo calendário. Eu quero abrir o caminho para os atletas mais jovens para brilhar”, afirmou à imprensa do Japão.
Aspirante à jogadora de tênis, Maya perdeu a perna em um acidente de trabalho no Japão, mas manteve seu sonho de esportista e pretende competir nos 100m, 200m, provas em que alcançou, respectivamente, a sexta e quarta posição quatro anos atrás, na China. Em Londres, ela deve competir também no salto em distância, mas para isso, precisa de recursos: “Para conseguir apoio, eu não me importei em arriscar tudo”, disse a japonesa, disposta a enfrentar as críticas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só os idiotas sabem criticar atitude ousadas, pois não tem coragem de fazer o mesmo.

Gledice disse...

Sou amputada, e FELIZ é quem tem esse corpo lindo p fotografar, as criticas vem de pessoas infelizes, incapazes de aceitar sua deficiência!! Está linda , Parabéns!!!