sábado, 7 de julho de 2012

Inclusão Social na ETEC Tiquatira - Desfile Inclusivo




Passarela da ETEC
O que seria um simples desfile de conclusão de curso dos alunos do ensino técnico em modelagem do vestuário se transformou num exemplo da inclusão e trabalho de equipe.
A proposta desse projeto foi à criação de moda inclusiva, roupas adaptadas de acordo com cada tipo físico, incluindo pessoas com deficiência, acima do peso (plus size) e da melhor idade. A democracia foi incluída na passarela, o físico comum no mundo da moda, não foi deixado de lado. O que promoveu um verdadeiro desfile inclusivo, onde profissionais com e sem deficiência desfilaram na mesma passarela.
Um ano de estudo, pesquisa, aprendizado e muito trabalho de jovens que em breve vão estar no mercado de trabalho, criando tendências de moda no Brasil, assim como as estilistas em moda inclusiva: Cândida Cirino, Silvia de Castro e Joventina Souza.
   O público marcou presença, no dia 29 de junho, cerca de 300 pessoas estiveram presente  para prestigiar o evento. Todos os processos de um desfile, foram pensados em detalhes, pelo organizador do desfile, professor Marcos Rossetton em conjunto com os alunos: cursos modelagem do vestuário (concepção dos desenhos e no desenvolvimento dos looks)  e  do primeiro módulo do curso técnico de comunicação visual, que criarão os ícones para compor convite e cenografia.
Entre os modelos participantes do evento, cinco eram modelos comalguma deficiência, do casting da agência Kica de Castro.
Ana Laura, modelo mirim cadeirante Desfilou com o look das estilistas: Bianca Angelin e Juliana Marques.
Giovanna Maíra, cantora com deficiência visual, desfilou com o look da estilista: Juh Andrade.
Juliana Caldas, atriz e modelo com nanismo, desfilou com o look das estilistas: Aline Soares e Marina Araújo.
Karoll Sales, modelo com deficiência visual Desfilou com o look das estilistas:  Cíntia Pegollo, Letícia Ramos e Maisa de Lima.
Rayane Landim, modelo fotográfico com paralisia cerebral, desfilou com o look das estilistas: Ana Carolina Novais de Oliveira e Paloma Serradilha.

Passarela da ETEC
A passarela retangular preta unindo com detalhes em amarelo “marca texto” nas sinalizações de placas de acessibilidade fizeram a luz, o som, e a boca de cena somarem elementos estéticos de acabamento para destacar apenas as peças, modelos e o principal, a inclusão social.
Enfim, um desfile com foco no profissionalismo e não no assistencialismo. Transformado o tema “inclusão social” numa leitura de moda agradável dentro de um desfile, mesmo que acadêmico tecnicamente correto e profissional.

Parcerias foram importantes para realização desse projeto:
Instituição de ensino Embelleze, unidade Penha, que juntamente com a ETEC Tiquatira, criou uma ação interdisciplinar com alunos assinando a maquiagem para o desfile, fato esse importante ressaltar, pois, proporcionou uma interação entre as escolas e experiências práticas para os futuros profissionais no mercado de moda;
Empresa Anda Luz Acessibilidade, que forneceu o piso tátil para que os modelos com deficiência visual pudessem se orientar na passarela;
Virtuosa Festas que colaborou com o evento na parte de som, mostrando o profissionalismo do DJ Adriano do Nascimento, profissional com deficiência visual;
Cerimonial apresentado por  Priscila Menucci, atriz com nanismo da agência Kica de Castro Fotografias,  que fez questão absoluta de falar o nome de cada modelo participante no final do desfile;
Agencias de modelos: Dune, Perfect Agency e Kica de Castro Fotografias.

Na ficha técnica, não podem faltar:
Desenvolvimento de coleção: Alunos do curso técnico em modelagem do vestuário.
Coordenadora de curso: Profª Patrícia Yokomizo
Produção de desfile:  Prof. Marcos Rossetton
Bookers: Kica de Castro, Junior Andrade (Perfect), Erison Kt e Carolina Cordeiro (Dune)
Fotografia: Kica de Castro, Lucie Santos e Equipe ETEC Tiquatira.
Os agradecimentos, para esse evento de sucesso, devem ser estendidos ao diretor da ETEC Tiquatira, Wilson Neres, seu corpo administrativo e docente e também ao Blog Deficiente Ciente, que sempre apóiam e incentivam ações inclusivas.
Ana Laura e as estilistas preparando os cabelos


Ana Laura na passarela


Giovanna Maíra na passarela


Juliana Caldas com suas estilistas


Juliana Caldas


Karoll Sales


Rayane Landim na passarela


Priscila Menucci e o DJ Adriano Nascimento


Karoll Sales, Juliana Caldas, Rayane Landim,

Giovanna Maíra, Ana Laura e Priscila Menucci
Fonte: Blog da Márcia Gori - 
http://fezago.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: