terça-feira, 17 de julho de 2012

Mobilidade para Deficientes Visuais

por 


Segundo a norma NBR9050 da ABNT um Piso Tátil é um piso caracterizado pela diferenciação de textura em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha guia, perceptível por pessoas com deficiência visual. Ou seja, são relevos colocados no piso que permite a uma pessoa com deficiência visual ou qualquer outra pessoa, que se guie pelas fissuras .

É um caminho traçado que faz com que quem enxerga pouco ou não enxerga não se perca, não tope com obstáculos e consiga chegar a pontos importantes, como por exemplo estações e paradas de ônibus.

piso direcional tem a função de mostrar o caminho ao deficiente visual, funciona assim, o deficiente sente através de sua bengala as linhas paralelas do piso direcional e se guia através delas para chegar ao local desejado, quando existe algum obstaculo ou mudança de direção se apresenta o piso alerta.




piso alerta em a função de informar ao deficiente visual os pontos de sua tragetoria onde existem obstáculos (no plano ou suspensos), mudanças de plano(escada degraus rampas e mudanças de direção.

piso alerta pode ser usado em sequencia do piso direcionalou de forma isolada.

Fonte:
http://gislenedaviramos.blogspot.com.br 

Nenhum comentário: