quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Deficiência & Desenvolvimento Sustentável – 15 a 17/08

“Deficiência & Desenvolvimento Sustentável”, 15 a 17 de Agosto de 2012 / São Paulo – SP, Brasil

O IV Encontro será composto por: Exposição de Inovação & Seminário Internacional


PROGRAMA PREMILINAR QUARTA-FEIRA — 15 DE AGOSTO
Auditório Elis Regina

10h00 — Abertura conjunta XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Física e de Reabilitação e IV Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência.
Linamara Rizzo Battistella, Secretária, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), São Paulo, Brasil.
Marta Imamura, Presidente, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, São Paulo, Brasil.
Anfiteatro Celso Furtado
14h00 — Os Números da Deficiência no Brasil
O Relatório Mundial sobre Deficiência recomenda o desenvolvimento de metodologias para a coleta de dados como suporte àe; formulação de políticas públicas e regulatórias em prol das pessoas com deficiência. O que dispomos de dados sobre a deficiência no país?
Maria Helena Prado de Mello Jorge, Professora Associada, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.
Regina Atalla, Presidente, Rede Latino Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (RIADIS), Salvador, Brasil.
Zélia Magalhães Bianchini, Diretora de Pesquisas Substituta, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio de Janeiro, Brasil.
15h30 — Os Custos da Deficiência no Brasil
Quais os gastos públicos em saúde e previdência relacionados àe; deficiência? Quanto se investe em programas de assistência e inclusão? Quanto custa a deficiência para o país?
Antônio Carlos Coelho Campino, Professor Titular, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Fabíola Cidral (Moderadora), Rádio CBN, São Paulo, Brasil.
Ligia Maria Carvalho Azevedo Soares, Assistente Técnica, Saúde da Pessoa com Deficiência, Grupo Técnico de Ações Estratégicas, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Mauro Augusto Ribeiro, Presidente, Associação Brasileira de Medicina do Trânsito (ABRAMET), São Paulo, Brasil.
Vera Lúcia Ferreira Mendes, Coordenadora-Geral, Secretaria de Atenção àe; Saúde, Ministério da Saúde, Brasília, Brasil.
17h00 — O Potencial de Mercado da Deficiência no Brasil
Qual o poder aquisitivo da população com deficiência no país? Qual o tamanho do mercado de produtos e serviços voltados ao segmento? Como aumentar a participação das pessoas com deficiência no mercado produtivo?
Fabíola Cidral (Moderadora), Rádio CBN, São Paulo, Brasil.
João Baptista Cintra Ribas, Coordenador, Diversidade e Inclusão, Serasa Experian, São Paulo, Brasil.
João Octaviano Machado Neto, Superintendente Geral, Associação de Assistência àe; Criança Deficiente (AACD), São Paulo, Brasil.
Ricardo Rojas, Novos Negócios, AG2R – Arquitetura de Eventos, São Paulo, Brasil.
QUINTA-FEIRA — 16 DE AGOSTO
10h00 — Casos de Sucesso em Pesquisa e Inovação Tecnológica
Hermano Igo Krebs, Pesquisador e Professor, Massachusetts Institute of Technology, Massachusetts, EUA.
11h00 — Tecnologia Assistiva e Robótica
A reabilitação robótica vem crescendo em todo o mundo. Quais os seus limites? Qual o seu potencial? Como está o Brasil nessa frente?
Arturo Forner Cordero, Chefe, Laboratório de Biomecatrônica, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Hermano Igo Krebs, Pesquisador e Professor, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Massachusetts, EUA.
14h00 — Agenda Global sobre Deficiência
Estratégias nacionais e internacionais no âmbito das Nações Unidas, tendo em vista a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Relatório Mundial sobre Deficiência, a Rio+20, a Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (Setembro/2012), o Encontro de Alto Nível na Assembleia Geral da ONU (Setembro/2013) e as Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015. Qual o papel do Brasil nesse processo?
Izabel de Loureiro Maior, Professora, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Linamara Rizzo Battistella, Secretária, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), São Paulo, Brasil.
Regina Atalla, Presidente, Rede Latino Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (RIADIS), Salvador, Brasil.
Rodrigo Tavares, Assessor Especial para Assuntos Internacionais, Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
*SEXTA-FEIRA — 17 DE AGOSTO*
10h00 — Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva
Tão importante quanto o incentivo ao mercado é o fomento àe; pesquisa e inovação. Como andam as políticas governamentais de financiamento? O que fazem as empresas? Como anda o setor no país? Quais são os exemplos internacionais a serem seguidos?
Adalberto Fazzio, Secretário Adjunto, Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Brasília, Brasil.
Marcelo Zuffo, Professor, Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Oswaldo Massambani, Vice-Presidente, Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), São Paulo, Brasil.
Victor Mammana, Diretor, Centro de Tecnologia da Informação “e;Renato Archer”e;, Campinas, Brasil.
11h30 — O Desenvolvimento do Mercado de Tecnologia Assistiva no Brasil
Qual o tamanho desse mercado no país? Qual o seu potencial de crescimento e impacto junto àe; sociedade? Quais os entraves atuais? Como dinamizar o desenvolvimento da cadeia produtiva? O que deve mudar nas políticas públicas e regulatórias vigentes?
Alexis Muñoz, Presidente, Associação Brasileira de Tecnologia Assistiva (ABTECA), São Paulo, Brasil.
Eduardo Jorge Valadares de Oliveira, Coordenador Geral, Coordenadoria de Equipamentos e Materiais de Uso em Saúde, Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Ministério da Saúde, Brasília, Brasil.
Hélio Zylberstajn, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), São Paulo, Brasil – “Observatório de Tecnologia Assistiva”.
Marco Antônio Pellegrini, Secretário Adjunto, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), São Paulo, Brasil.
Rodrigo Rosso, Presidente, Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (ABRIDEF), São Paulo, Brasil.
Wilson Zampini, Presidente, Otto Bock América Latina, São Paulo, Brasil.
14h00 — Políticas, Programas e Projetos de Sucesso
Apresentação de ações empreendidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e instituições parceiras.
Maria Isabel Silva, Gestora de Comunicação Institucional, Luiz Carlos Lopes, Coordenador, SEDPcD (Moderadores).
Reinaldo Ferraz, Especialista em Desenvolvimento Web, W3C, São Paulo, Brasil – “Acessibilidade nos Sites dos Municípios e Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web”.
Hudson Augusto, Especialista em Acessibilidade na Web, Sorocaba, Brasil – “Acessibilidade nos Sites dos Municípios”.
Angelo Franzão, Superintendente de Marketing, Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), São Paulo, Brasil – “Conexão Eficiente”.
Valter Cegal, Diretor de Operações, Associação Telecentros de Infomação e Negócios (ATN), Brasília, Brasil – “Telecentros Inclusivos”.
Bruno Caetano Raimundo, Superintendente, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), São Paulo, Brasil – “SEBRAE Mais Acessível”.
Hélio Zylberstajn, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), São Paulo, Brasil – “MODEM”.
Chao Lung Wen, Chefe, Departamento de Telemedicina, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil – “Homem Virtual” e “Curso para Cuidadores”.
Edson Luiz Riccio, Diretor, Laboratório de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil – “Curso ICT4DEVIS – Escola Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento”.
17h00 — Sessão de Encerramento e Apresentação do Relatório Final do Seminário.

Fontehttp://www.inclusive.org.br


Caros amigos leitores,o blog da APNEN, está concorrendo ao Prêmio TopBlog 2012, e so clicar neste link e votar:  http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21105014 no lado direito você tem três opções para votar, por e-mail, no próprio Facebook, ou no twitter, é rápido e muito fácil, vamos votar, colaborem com a APNEN.

Nenhum comentário: